30 dicas para sexo sem dúvidas

Avalie

Pílula diminui a libido? E se a camisinha furar? Afinal, o Ponto G existe mesmo? O anel peniano aumenta o prazer? Descubra o que dizem os especialistas dizem!

1 Posso contrair AIDS, HPV e outras doenças sexualmente transmissíveis fazendo sexo oral?
Embora o risco seja menor em comparação ao sexo com penetração, é possível sim. Especialmente se houver lesões – como fissuras, aftas e inflamação da gengiva – na boca ou na língua.

2 Acabei de descobrir que tenho HPV, o papilomavírus humano. Qual é o risco de eu desenvolver câncer?
É pequeno, se for tratado. Mas é bom saber que este vírus é o maior causador do câncer do colo de útero, vagina, vulva e pênis. Então, a saída é praticar sexo seguro e
tomar vacina contra o HPV.

3 A camisinha furou. Meu médico pode receitar a pílula do dia seguinte?
Pode, mas não é aconselhável utilizá-la como método frequente, já que sua alta dosagem hormonal pode trazer vários inconvenientes, entre eles atraso na menstruação. Melhor é adotar métodos
anticoncepcionais.

4 Como meu parceiro pode se proteger ao fazer sexo oral?
Pode ser usado um papel-filme (aquele de cozinha mesmo) ou camisinhas de língua, vendidas em sex shop. É possível ainda cortar uma camisinha e esticar o látex
sobre a vagina.

5 Posso manter relações enquanto estiver tratando uma infecção por fungos?
O ideal é não ter relações sexuais durante tratamentos ginecológicos.

Sexo

6 Posso utilizar testosterona para aumentar a libido?
O hormônio é indicado em pouquíssimas situações, pois a diminuição da libido não depende de um só fator, e a avaliação deve ser feita caso a caso.

7 Há algo que eu possa fazer para mudar o gosto que tenho na vagina?
A mulher tem secreção vaginal fisiológica com odor e gosto um pouco ácido. Caso o odor seja diferente ou intenso, deve-se ir ao médico tão logo quanto possível para checar se há alguma infecção.

8 Usar vibrador com frequência prejudica minha sensibilidade?
Não.

9 É possível ver se o pênis tem algum sinal de doença sexualmente transmissível?
Algumas doenças apresentam lesões que podem ser vistas a olho nu, como feridas, pequenas verrugas e regiões avermelhadas. Mas para ter 100% de certeza, é preciso um exame mais detalhado, como o de peniscopia.

10 Uma pessoa com herpes pode transmitir o vírus para outra, mesmo usando camisinha?
Se a lesão estiver protegida com camisinha, não há possibilidade. Mas se a ferida estiver nos lábios vaginais ou na bolsa escrotal, o risco pode existir, já que a camisinha não protege essas regiões.

11 O anticoncepcional pode diminuir a libido?
Tanto pode reduzir, aumentar ou não ter influência alguma sobre o desejo sexual. Tudo vai depender das características pessoais da mulher e da formulação química do produto.

12 Até quanto tempo a menstruação pode atrasar sem a mulher estar grávida?
Não há um tempo determinado. Diversas alterações hormonais podem provocar atrasos na menstruação sem existir relação alguma com a gravidez. O médico deve ser procurado sempre que houver qualquer irregularidade.

13 Afinal, existe ponto G? Como faço para chegar lá?
O ponto G é uma área na parede anterior da vagina, rica em terminações nervosas. A forma mais fácil de localizar esse espaço é introduzindo o dedo indicador na vagina, com a palma da mão voltada para cima, e aí dobrá-lo, passando a ponta do dedo na parede vaginal até encontrar a área de maior sensibilidade.

14 Posso usar o vibrador junto com o meu parceiro?
Em primeiro lugar, ele deve estar de acordo, já que muitas vezes os homens
se assustam com tal “surpresa”. O estímulo pode ser na região perineal masculina, entre o pênis e o ânus, ou ser usado junto com a penetração.

15 O anel peniano pode incrementar o sexo?
Este artefato de borracha, utilizado na base do pênis, serve para impedir o retorno do sangue e aumentar a duração da ereção. Mas atenção: seu uso inadequado pode causar lesões ao tecido erétil do pênis.

16 Durante o ato sexual, se houver contração dos músculos da vagina, o parceiro terá mais prazer?
Na contração, aumenta-se a pressão ao redor do pênis, podendo, sim, proporcionar sensações de prazer.

17 Qual a parte mais sensível do pênis e como devo excitá-la?
A maior concentração de fibras nervosas sensitivas encontra-se na glande. Para estimulá-la, basta usar a criatividade e ouvir as preferências pessoais do parceiro.

18 É possível chegar ao orgasmo fazendo sexo dentro da água?
Desde que haja estímulo adequado, liberdade e tranquilidade para aproveitar o momento, é possível chegar ao orgasmo em qualquer lugar.

19 Eu me excito vendo mulheres nuas em filmes. Será que sou bissexual?
O uso de determinada imagem ou situação para se excitar não está necessariamente ligado à preferência sexual. Além disso, nem tudo que fantasiamos, desejamos realmente praticar no dia a dia.

20 O homem tem sensibilidade no testículo? Como devo fazer para excitá-lo nessa região?
O limite entre o prazer e a dor nessa região é muito tênue, portanto é recomendado iniciar a estimulação com muita suavidade e ao gosto do parceiro.

21 Preciso ser bastante estimulada no clitóris para chegar ao orgasmo. É normal?
Sem a entrega às próprias sensações, o orgasmo pode se tornar relativamente demorado. A capacidade de relaxar e gozar mais rápido é um aprendizado que vem com a convivência do casal.

22 Como facilitar a penetração anal?
Com a utilização de lubrificante vaginal e camisinha. A penetração deve ser cuidadosa e de forma lenta, para que não haja dor. Além disso, deve-se ter muito estímulo clitoriano para que a parceira fique excitada e chegue ao orgasmo.

23 Quero comprar um brinquedinho no sex shop. E se ele não gostar?
Toda brincadeira é válida. No mínimo, os dois darão boas risadas. Comece com algo mais leve, como uma vela que esquenta e vira óleo de massagem ou um lubrificante com sabor. E deixe as fantasias surgirem entre vocês.

24 Meu namorado evita fazer sexo oral em mim. O que posso fazer para estimulá-lo?
O uso de lubrificantes com sabor é uma saída. Além disso, você pode dizer a ele claramente o que deseja na cama ou simplesmente conversar sobre o assunto. A situação não é incomum, já que muitos homens não se sentem à vontade em fazer sexo oral.

25 Onde fica o períneo e como devo estimulá-lo para excitar o meu parceiro?
O períneo é a região entre o final do saco escrotal e o ânus, uma área triangular e altamente sensível e excitável.

26 Posso engravidar com coito interrompido?
Sim, já que antes da ejaculação é liberado um líquido lubrificante e imperceptível, mas que já contém espermatozoides. Portanto, deve-se mesmo praticar sexo seguro. Sempre.

27 Não consigo falar para o meu namorado as minhas preferências…
Em um relacionamento, a conversa é fundamental para criar intimidade e cumplicidade entre o casal. Durante o ato sexual, não se constranja em indicar suas preferências. E pense que, provavelmente, seu namorado não tem problema algum em dizer o que gosta que você faça.

28 Eu adoraria que o meu namorado tivesse uma pegada mais forte na cama. Como consigo isso?
A única forma é conversar com ele sobre isso ou, então, você mesma imprimir um ritmo mais ousado durante o ato sexual.

29 Ele quer fazer sexo com mais frequência do que eu. Como acertar o descompasso?
Converse com o parceiro e tente chegar a um acordo razoável entre vocês. Muitas vezes a correria do dia a dia e até a falta de romance deixam as mulheres menos afoitas.

30 É possível engravidar sem penetração no ato sexual?
Sim, desde que haja ejaculação próximo à entrada da vagina, a ponto de o líquido escorrer para dentro dela.

 

Texto: Daniela Venerando
Consultoria: Claudio Emilio Bonduki, professor do Departamento de Ginecologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp-EPM). Théo Lerner, ginecologista e sexólogo; Poliani Prizmic, ginecologista do hospital e maternidade São Luiz, em São Paulo.
Foto: Thinkstock/Getty Images

Mais lidas