Looks para o ambiente de trabalho

Abrir o guarda-roupa e escolher um look para o trabalho ou entrevista de emprego não é uma tarefa fácil. A aparência pode causar tanto uma impressão boa quanto ruim. O visual deve ser selecionado com cuidado e de acordo com o perfil da empresa e o ambiente de trabalho.

O consultor empresarial Cassio Quintao recomenda “pesquisar quais são os valores, a área de atuação e perfil dos funcionários” para se apresentar da melhor maneira. Descubra se o local é descontraído ou formal e arrase com as dicas do Papo Feminino!

 

Foto: Rede Globo

Beatriz (Monique Alfradique) em Fina Estampa

Foto: Rede Globo/Zé Paulo Cardeal

Juliana (Mariana Ximenes) em Guerra dos Sexos

Foto: TV Globo/Estevam Avellar

Lena (Monique Curi) em Fina Estampa

Foto: TV Globo/Alex Carvalho

Amanda (Lizandra Souto) em Salve Jorge

Foto: Rede Globo/João Cotta

Roberta (Glória Pires) em Guerra dos Sexos

Foto: Rede Globo/João Miguel Junior

Roberta (Glória Pires) em Guerra dos Sexos

Foto: Rede Globo/Renato Rocha Miranda

Roberta (Glória Pires) em Guerra dos Sexos

Foto: TV Globo/Raphael Dias

Vânia (Luana Piovani) em Guerra dos Sexos

Foto: TV Globo/Raphael Dias

Vânia (Luana Piovani) em Guerra dos Sexos

 Roupas

Camisas, calças, saias e blusas muito justas não são bem vistas em um ambiente empresarial. Tanto homens quanto mulheres devem evitar roupas coladas ou que acentuam as curvas do corpo. “Não use decotes, roupas curtas, transparentes e estampadas”, aponta Cassio.

Sapatos fechados, com saltos médios ou baixos e bem cuidados marcam ponto positivo. O segredo é apostar no básico e confortável. A diretora executiva Verônica Lopes ressalta que “se algo estiver incomodando, apertando ou mostrando demais, pode acabar tirando seu foco”.

Cores

As cores mais vibrantes e mais chamativas podem ser usadas em locais menos formais. Para ambientes mais sérios, a especialista em recursos humanos Viviane Mourão aconselha “tons pastéis como branco, rosinha, amarelinho”. Cinza, azulmarinho, preto e bege também são cores neutras e podem ajudar a não errar em qualquer empresa.

Unhas

Os pequenos detalhes podem ganhar destaque quando há alguém para avaliar. “Unhas limpas e cuidadas são importantes”, adverte o consultor de carreiras Marcos Tonin. Se as unhas estiverem pintadas, não arrisque! Francesinhas e esmaltes claros são uma boa escolha. Fique alerta com unhas roídas ou muito compridas.

Cabelo e maquiagem

 “Uma maquiagem para ressaltar os olhos, boca e rosto é muito bemvinda, mas com leveza e elegância”, afirma Marcos. Para ficar com aparência saudável, use rímel para abrir o olhar, blush para corar o rosto e um batom simples. Não se esqueça de que perfume é muito bom, mas não em excesso.

O cabelo também é um acessório! As madeixas podem interferir positivamente ou negativamente para o visual. Cabelos despenteados ou muito armados podem prejudicar o look. Para evitar erros, as mulheres podem apostar na escova ou no coque e os homens na pomada ou gel.

 

 

Consultoria

Cassio Quintao, consultor empresarial/PROFF Gente & Gestão

Viviane Mourão, especialista em recursos humanos/Meta&Vida Desenvolvimento em RH

Marcos Tonin, consultor de carreira/Apoema Inteligência em Pessoas

Mais lidas