Entrevista com a educadora Cris Poli, a Supernanny

Entrevista com Cris Poli

Foto: Bob Paulino / Rede Globo

 

Em breve, a educadora Cris Poli vai voltar para as telinhas! A nova temporada do programa Supernanny, exibido pelo SBT, vai estrear no dia 21 de julho. Com novos temas e muitas novidades, Cris vai voltar a ajudar os pais com dicas e conselhos para a educação dos filhos. “O ‘não’, assim como o ‘sim’, deve ser dito com autoridade, convicção, calma e a certeza de que todo ser humano precisa de limites”, ensina a educadora. Nesta entrevista, Cris ainda fala sobre as famílias que já ajudou, comenta sobre as lições que tira a cada programa e fala sobre a participação na novela Carrossel. Confira!

 

Guia da TV: Serão abordados temas mais polêmicos nesta nova temporada do programa?
Cris: “Os temas abordados no programa são aqueles apresentados pelas famílias. Eles são abrangentes porque servem de referencial para os telespectadores e são polêmicos porque tem a ver com os problemas enfrentados pelas famílias nos dias de hoje.”

Guia da TV: O programa sempre teve um formato de diário, acompanhando o dia a dia das famílias mesmo. Agora, ele passará a ter reportagens especiais. Como será isso?
Cris: “O formato do programa continua sendo o mesmo, acompanhando as famílias no dia a dia. As reportagens especiais são acrescentadas para aprofundar nos diferentes temas e ouvir as opiniões de outros especialistas sobre os assuntos.”

Guia da TV: Vocês pensam em voltar para visitar as famílias que o programa já ajudou, e ver como elas estão se saindo hoje?
Cris: “Não é a proposta do programa visitar as famílias que já ajudei, mas sempre estou em contato com a maioria delas e sei que um 80% das mudanças introduzidas continuam.”

Guia da TV: Falando sobre temas polêmicos, você deve ver muitas realidades diferentes nas casas. Nesse tempo todo, houve algo que mais lhe deixou abalada?
Cris: “Sempre me deixa abalada observar o distanciamento entre pais e filhos causado pelo pouco tempo que os mesmos tem para dedicar às crianças.”

Guia da TV: Alguma vez não conseguiu ajudar a família?
Cris: “Não, sempre tenho conseguido ajudar as famílias, graças a Deus.”

Guia da TV: Pode listar as cinco dificuldades mais comuns que os pais têm na criação dos filhos, e como resolvê-las?
Cris: *Exercer autoridade: entender a diferença entre autoridade e autoritarismo e não ter medo em ser verdadeiras autoridades na vida dos filhos.
*Colocar limites: não ter medo em dizer “não”, crianças precisam de regras.
*Expressar amor: abraçar, beijar, elogiar e incentivar os filhos diariamente.
*Brincar com os filhos: organizar o dia para ter tempo para dedicar aos filhos através de brincadeiras.
*Responsabilidade na educação dos filhos: educação é responsabilidade dos pais, não delegar para babás, empregadas, escola ou avós.

Guia da TV: O programa vem cheio de novidades, mais maduro… Mas e para você? Como educadora, no que o programa contribuiu para você?
Cris: “Através do programa tenho contato íntimo com as famílias e aprendo com as histórias de cada uma delas. Tenho amadurecido muito como ser humano e tenho aprendido a não julgar as pessoas sem conhece-las realmente.

Guia da TV: Você fez uma participação especial em Carrossel. Como foi a experiência? Tem vontade de se aventurar na dramaturgia?
Cris: “Foi muito bom. Uma experiência diferente, um desafio, mas sou uma educadora e não sei se daria certo na dramaturgia.”

 

Guia da TV: O que fazer quando os filhos são vítimas de bullying?
Cris: “Os pais devem conversar com os filhos, abertamente, sem medo e orientá-los para que eles contem quando sofrem bullying.”

Guia da TV: O grande dilema dos pais, atualmente, é aprender a dizer não para os filhos. Como fazer isso da melhor maneira?
Cris: “O ‘não’, assim como o ‘sim’, deve ser dito com autoridade, convicção, calma e a certeza de que todo ser humano precisa de limites.”

Mais lidas