Ele não quer ter filhos

Quando o casal toma a decisão de aumentar a família, não é apenas a vontade que é levada em consideração. Segundo a psicóloga Maria Frazon Carbonar, a preparação emocional e financeira é o principal dilema na hora de encarar a paternidade. É exatamente neste quesito que muitos homens acabam por optar em não ter uma criança.

Com o desejo de ser mãe vetado pelo próprio parceiro, a mulher pode acabar tomando atitudes precipitadas,  como deixar o amado e ter um filho sozinha ou engravidar sem o consentimento dele. Nessa hora, é preciso saber respeitar o companheiro para ser respeitada também.

 

Ele não quer ter filhos

Foto: Shutterstock

Para superar este conflito, Maria recomenda muito diálogo entre as partes.  O primeiro passo é “descobrir os reais motivos” da falta de desejo do parceiro. Uma vez que ele não quer ter filhos, a mulher precisa descobrir se essa decisão é definitiva ou temporária para não se frustrar no futuro.

Se for o caso da falta de preparo, a psicóloga recomenda que a parceira ajude o amado a encarar a situação, fazendo com que ele sinta o apoio dela. Sabendo que não está sozinho, o homem pode mudar de ideia. Além disso, a questão financeira também pode ser uma preocupação. Faça uma análise das finanças do casal e mostre a ele que uma criança na família é possível.

Outro ponto destacado por Maria é o passado do homem que pode o amedrontar. “Muitas vezes, pode ser que o rapaz já teve que assumir seus irmãos quando jovem, em sua família de origem, ou sofrido com a separação dos seus pais”, diz.

Além disso, alguns homens podem ser um pouco ameaçados ao sentirem medo de perder a atenção da esposa para a criança. Por isso é tão importante descobrir qual o verdadeiro motivo desta decisão. Por outro lado, a psicóloga finaliza dizendo que existem homens que “simplesmente não têm o sonho de ser pai nesta vida”. Nestes casos, a mulher pode renunciar o sonho de ser mãe ou acabar o relacionamento!

 

 

Consultoria
Maria Frazon Carbonar, psicóloga clínica

Tags: ,

Mais lidas