Controle o volume dos cabelos

Quem nunca olhou no espelho pela manhã e se surpreendeu com o penteado “juba de leão”? Nem sempre os cabelos acordam perfeitos e domados. Se o volume é de mais ou de menos, saiba que há solução. O Papo Feminino conversou com alguns cabeleireiros em busca de dicas para “domar” os fios e deixa-los com aspecto saudável.

A cabeleireira Patrícia Xavier alerta que o primeiro passo para dar aparência de bem cuidado ao cabelo é manter a hidratação em dia. Além disso, alguns produtos podem disfarçar o volume. “Os leave-ins dão uma intensidade aos fios. Espalhe nos dedos e passe nos fios. Isso dá movimento e acerta o volume”, recomenda.

Thiago Soares, também cabeleireiro, indica ampolas de hidratação instantânea: “existe uma para cada tipo de cabelo, inclusive para cacheados, e para cada necessidade, como recarga de proteínas, reconstrução ou reposição de densidade”. Veja as personagens das novelas:

 

Foto: TV Globo

Constancia (Patrícia Pillar) em Lado a Lado

Foto: Rede Globo/Alex Carvalho

Fátima Bernardes em seu programa Encontro

Foto: TV Globo

Helô (Giovanna Antonelli) em Salve Jorge

Foto: TV Globo

Julinha (Cris Viana) em Salve Jorge

Foto: TV Globo

Morena (Nanda Costa) em Salve

Jorge

Foto: TV Globo

Rosangela (Paloma Bernardi) em Salve Jorge

Foto: TV Globo

Veruska (Mayana Moura) em Guerra dos Sexos

Ajuda profissional

Apesar de existirem alternativas rápidas e fáceis para o dia a dia, Thiago ressalta a importância do tratamento profissional. No salão, os cabeleireiros avaliam a situação e fazem misturas específicas para a necessidade do fio. “Mistura-se uma da linha de resistência com outra de brilho ou a de maleabilidade e assim garantimos um ótimo resultado final”, completa.

O processo de cauterização ou selagem do cabelo também proporciona a diminuição do volume o do efeito frizz (pequenos fios arrepiados). Patrícia sugere um tratamento mensal: “a cauterização ou a progressiva sem formol são soluções para alinhar fios e que não mudam a característica natural deles”.

Truque do coque

Para deixar o cabelo com volume adequado, faça um coque e aplique um mousse para fixar as ondas. “Quando você solta os fios, cria cachos com uma aparência natural para quem não tem e suaviza os de quem tem cabelo bem cacheado e quer amenizar um pouco a intensidade das voltas”, conclui Patrícia.

Quanto ao corte, recorra aos repicados. Eles são práticos e deixam o volume em uma intensidade mediana e com movimento. A cabeleireira dá um alerta para os cabelos cacheados: “não desfie, porque perde o volume”.

Os cortes abaixo do ombro caem melhor em cabelos ondulados, pois mantêm a densidade e controlam o volume, que tende para cima. Para quem busca volume, mas não quer perder comprimento, repique!

Dica

Para diminuir o volume, aplique o leave-in nos cabelos molhados. Já para o efeito contrário, aplique no cabelo seco e dê uma amassada com as mãos. Andres Pesserl, diretor de uma empresa de cosméticos, avisa que o condicionador pode ser um grande aliado ou um vilão. “Uma de suas funções é fechar as cutículas dos fios, que são as escamas que recobrem todo o cabelo e, quando ressecam, dão o aspecto arrepiado. Deve-se tomar muito cuidado, pois o excesso de condicionador também leva ao ressecamento”, revela.

 

Consultoria

Thaigo Soares, cabeleireiro no Cat’s Cabeileireiros do Morumbi Shopping

Patrícia Xavier, cabeleireira no Cat’s Cabeileireiros do Shopping Vila Olímpia

Andres Pesserl, Diretor da OMNES Perfumes & Cosméticos

Mais lidas