Conheça a história de São Jorge

De família nobre, Jorge nasceu na Capadócia, mas, com a morte de seu pai, mudou-se para a Palestina vindo a ocupar posição de destaque no exército do imperador Diocleciano. Foi um corajoso soldado romano, que renunciou a carreira e lutou bravamente para defender os cristãos contra a crueldade do imperador. Depois de torturado e condenado à morte, tornou-se uma figura bastante popular. Sua imagem, composta pela couraça, a espada e o escudo representam a fé, a esperança e a caridade. Ele é invocado por aqueles que procuram força e proteção para momentos difíceis. É celebrado no dia 23 de abril, data de sua morte.

 

Estátua de São Jorge

Foto: Thinkstock/Getty Images

Oração pedindo proteção

“Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés, não me alcancem; tendo mãos, não me peguem; tendo olhos, não me vejam e nem em pensamentos eles possam me fazer mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar. Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições e, que Deus, com sua divina misericórdia e seu grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos. Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do divino Espírito Santo. São Jorge Rogai por nós.”

A chave de São Jorge

“Com esta chave abençoada, eu peço a Deus pela intercessão de São Jorge, que me conceda a graça de abrir: meu coração para o bem; meus caminhos para os bons negócios; as portas da prosperidade, da caridade e da paz para eu viver sempre feliz. Com esta chave, em nome de Deus, eu fecho: o meu corpo contra as maldades deste mundo; contra as perseguições e espíritos malignos. Que meu anjo da guarda sempre me ilumine e me guarde. Com o poder da fé, misericórdia de Deus e a ajuda de São Jorge, Amém!”

Oração do manto de São Jorge

“São Jorge, guerreiro vencedor do dragão, rogai por nós. São Jorge, militar valoroso, que com a vossa lança abatestes e vencestes o dragão feroz, vinde em meu auxílio, nas tentações do demônio, nos perigos, nas dificuldades, nas aflições. Cobri-me com o vosso manto, ocultando-me dos meus inimigos, dos meus perseguidores. Protegido por vosso manto, andarei por todos os caminhos, viajarei por todos os mares, de noite e de dia, e os meus inimigos não me verão, não me ouvirão, não me acompanharão. Sob a vossa proteção, não cairei, não derramarei o meu sangue, não me perderei. Assim como o Salvador esteve nove meses no seio de Nossa Senhora, assim eu estarei bem guardada e protegida, sob o vosso manto, tendo sempre São Jorge à minha frente, armado de sua lança e do seu escudo. Amém!”

 

Fonte: Orações e Santos Populares, Salles Editora, 2004

www.saojorgemartir.com.br

Mais lidas