Como valorizar cabelos lisos e cacheados

Cabelos lisos

Permitem uma infinidade de cortes e formatos. Por ter menos volume, essa estrutura se adapta a todos os comprimentos: longos, médios ou curtos.

 

Loira de cabelos lisos

Foto: Sylva Gosztonyi/Colaboradora

Curtos

O chanel clássico, na altura do maxilar e com franjinha, é ideal para as donas de madeixas lisas. Muito prático, em poucos minutos é possível modelá-lo com o secador.

Acessórios

Cabelos lisos podem não segurar presilhas e outros adereços. Para prender os acessórios, lance mão de grampos. As tiaras e faixas ajudam a manter o look no lugar e, para quem tem a franja bem curtinha, esses adereços podem destacar ainda mais esse charme.

Cuidados

Se engana quem pensa que cabelos lisos não precisam de manutenção. As pontas duplas e ressecadas podem dar um aspecto arrepiado aos fios, deixando-os opacos e sem vida. Abuse das hidratações, pelo menos quinzenais, e não abra mão de finalizadores e hidratantes com protetor solar.

Acerte no corte

“Se as camadas forem curtas demais e o cabelo se posicionar ao redor da face, isso pode deixar o aspecto geral ainda mais sem vida”, explica Josimar Lemos, técnico da Maxiline. Aproveite o efeito liso e abuse do repicado em camadas longas, que dá movimento e leveza aos fios. Invista nos cortes desconectados, pois deixar a base reta pode deixar os fios pesados e sem vida.

Cabelos cacheados ou crespos

Fios enrolados dão um charme a mais a qualquer mulher, graças ao seu movimento e textura.

Curtos

Foi-se o tempo em que cabelo crespo não permitia cortes curtos. Uma boa técnica e um finalizador poderoso são capazes de manter o volume sob controle e o corte lindo e versátil.

 

Menina de cabelos cacheados

Foto: Thinkstock/Getty Images

Acessórios

Ficam ótimos nos fios crespos, pois além de fixarem melhor, são práticos na hora de diminuir o volume.Aposte em bandanas, tiaras e faixas que dão destaque ao rosto e uma cor a mais ao look, ou em presilhas e grampos para prender os fios mais rebeldes.

Cuidados

A hidratação é a principal aliada das donas dos cachos com pontas secas, que ficam sem forma e com mais volume. Fuja dos processos químicos, da chapinha e do uso frequente do secador. “Depois de lavar, aplique o leave-in, que vai tratar o cabelo. Em seguida, use o ativador de cachos, que ajuda a manter o formato. A secagem é feita com o difusor”, aconselha Ricardo Moreno, do RM Trends.

Acerte no corte

Cacheados ficam melhores com cortes assimétricos, com uns fios maiores e outros menores, reduzindo o efeito “juba”. Uma franja também deixa o visual mais leve. “É bom que seja repicado em camadas para os cachos se formarem, o peso não atrapalhar e caírem bem”, explica Ricardo Moreno, do RM Trends. Quando cortar os fios, é importante que seja a seco, para visualizar a sua altura real. Nem todo tipo de corte fica bom nesses fios, já que o volume pode acabar com o formato.

 

Consultoria: Ricardo Moreno, do RM Trends, www.ricardomoreno.com.br; Josimar Lemos, técnico da Maxiline, (31) 3429-9222

 

 

Revista Cortes e Ideias

 

 

Para conferir mais dicas, adquira a revista Cortes & Ideias – já nas bancas!

 

 

 

 

 

Mais lidas