Terraço com jardim: ambiente bem aproveitado

Avalie

Mais do que dar vida a um espaço aberto da casa, é preciso assegurar que ele vá além e seja interativo. Não adianta ter um jardim bonito apenas para ser admirado. Para isso, o paisagista Marcelo Novaes, de Campinas (SP), sugeriu aos moradores desta casa que aproveitassem esta área, antes sem uso, como um espaço de convivência.

jardim no terraço

Foto: Divulgação

Sala de estar

A ideia é deixar o local gostoso para começar o dia ali tomando o café da manhã, para um jantar romântico, receber os amigos ou mesmo para ler um bom livro na mais absoluta paz. “O relaxamento proporcionado pelo contato direto com a natureza só é possível em áreas de estar e convivência. Sem elas, o jardim passa a ser apenas contemplativo”, reflete Marcelo.

+ Veja também: móveis para decorar o jardim

Cercado de verde

Na composição, o paisagista elegeu decks de ipê entremeados com pedriscos, floreiras de ferro oxidado com suculentas da espécie echeveria e muitos vasos ao redor, com moreia amarelo, formio e buxinho. No centro, o conforto do ombrellone com mesa e cadeiras. Mas áreas desse tipo podem ter ainda uma rede, uma pequena horta ou um cantinho para o morador cultivar suas plantas.

jardim no terraço

Foto: Divulgação

Dicas

+ Os decks de ipê foram dispostos como uma passarela, definindo a área de circulação e de estar, rodeada pelas plantas.

+ Os vasos com buxinhos e fórmios fecham as laterais, garantindo privacidade aos moradores.

+ As floreiras de chapa de ferro oxidado dão um toque moderno ao jardim. Entre elas, mais um charme da natureza: um caminho de seixos rolados.

+ Veja também: como utilizar pequenos espaços para fazer um jardim

jardim no terraço

Foto: Divulgação

Texto: Yara Guerchenzon/Colaboradora 

Mais lidas