Estilo provençal na decoração da sua casa

Avalie

Mesmo que você não reconheça pelo nome, com certeza já viu muito do estilo provençal por aí. Sempre baseado na delicadeza, essa decoração preza pelo uso de tons claros, pálidos e neutros, muita madeira e estampas florais e de padrões pequenos. À primeira vista ele pode parecer um estilo feminino demais, mas isso não é necessariamente verdade: com algumas dicas é possível aplicar e adaptar o estilo provençal em vários ambientes da casa.

Banheiro com decoração provençal

Foto: Reprodução/Regiodom.pl

A origem do nome do estilo é a região de Provença, que fica no sul da França e ainda hoje mantem essa atmosfera campestre cercados por plantações de lavanda. É esse clima romântico e cheio de móveis rústicos que o estilo provençal tenta recriar dentro de casa.

Sala provençal

Foto: Reprodução/Stolichniy-master.ru

Na sala de estar é possível apostar em peças chave como sofás de cores claras, e com estrutura de madeira, sempre com linhas delicadas e cheias de detalhes. Também é possível abusar dos tecidos com estampas florais. A paleta de cores sempre pode incluir tons de azul, violeta e até cor de rosa.

Sala provençal

Foto: Reprodução/Retrojan.com.au

No caso de salas com espaço, vale colocar poltronas, cadeiras e outros móveis menos convencionais como chaises e até cristaleiras. Se o estilo dos móveis conversar entre si, a decoração vai ficar harmônica e cheia de personalidade.

Mesa com decoração provençal

Foto: Reprodução/housetohome.co.uk

Como em qualquer estilo de decoração, os detalhes são muito importantes, na iluminação as peças mais delicadas como lustres e luminárias cheios de flores e outros detalhes também dão as caras no estilo provençal. Outro detalhe deste estilo é o uso dos tecidos em várias formas, almofadas, mantas, cobertas, tapetes, cortinas e até estofado são peças essências do estilo provençal.

Quarto provençal

Foto: Reprodução/Lushome.com

No quarto, uma peça que merece destaque na decoração é a penteadeira, como o estilo preza pela delicadeza e pelo feminino, este móvel acaba ganhando destaque quando o assunto é provençal.

+Veja também: Banheiro com decoração clássica

Mais lidas