Soluções inteligentes para a sua cozinha

Avalie

por Bianca Camargo/Colaboradora

Cozinhar para uns é uma arte, para outros, uma necessidade e há ainda aqueles que cozinham por terapia. O que todos eles têm em comum? A cozinha. De longe, o ambiente mais frequentado da casa, a cozinha tem uma cultura de ser agregadora e aconchegante: um espaço para estar com a família e os amigos batendo papo enquanto cheiros se espalham pelo ar e a expectativa pelo prato aumenta.

Em apartamentos e casas pequenas, é comum que haja uma perda da magia transmitida por esse ambiente, já que não há muito espaço para todos se acomodarem confortavelmente e o cozinheiro da vez sempre acaba ficando sozinho e longe da conversa da sala. Mas esse dilema tem solução: integrar cozinha e sala virou uma mania entre arquitetos e engenheiros e foi superaprovado pelas famílias que se acomodam nesse espaço. Aprenda alguns truques para deixar sua cozinha ainda mais gostosa!

Sem barreiras

cozinha vermelha

Divulgação

 Trocar as paredes por divisórias feitas pelos próprios móveis é uma forma fácil e barata de ganhar amplitude e de aumentar a interação das pessoas.

Pastilhas

cozinha com pastilhas

Divulgação

Soluções práticas e modernas, as pastilhas são uma ótima alternativa para quebrar a monotonia do ambiente. Para gastar pouco, opte por usar o recurso em uma parede apenas ou em faixas. “Há uma infinidade de materiais mais baratos, como, cerâmicas em formatos pequenos, ladrilhos hidráulicos ou apenas uma pintura resistente a águas e gordura”, elenca a arquiteta, Natália Shinagawa responsável pelo projeto abaixo. Nessa cozinha, uma bancada foi adaptada para servir como área de alimentação, usada em refeições intermediárias ou quando a mesa fica pequena para as visitas. Nessas cozinhas pequenas, o importante é a praticidade!

Tudo junto

Cozinha integrada

Divulgação

Segundo Ana Yoshida, responsável por este projeto, a moradora do apartamento gosta de receber visitas e, por isso, o cômodo foi pensado para ser um espaço de convivência. “Criamos um balcão folhado em madeira como único divisor de ambientes entre cozinha e sala, o que garantiu mais espaço para armário na parte inferior”, explica.

As prateleiras são uma maneira simples e prática de aproveitar o espaço para decorar ou guardar objetos que precisem ficar mais à mão. Além disso, o balcão pode servir como aparador na hora das refeições, liberando espaço na mesa. Se ele for vazado, também pode ser usado para guardar eletrodomésticos – basta fechar com uma porta de correr ou com cortinas de tecido.

Dicas importantes

– Para uma cozinha ser funcional, ela precisa ser bem iluminada natural ou artificialmente. “Sentir-se bem no ambiente é indispensável e a iluminação é grande responsável por essa sensação”, afirma Costa.

– Tenha armários acessíveis e organizados e deixe eletrodomésticos mais usados à mão.

– Fogão e pia devem estar próximos: isso facilita na hora de cozinhar.

– O abre e fecha da geladeira não pode atravancar a circulação.

– Faça a bancada de acordo com a altura correta de quem mais cozinha na casa.

– Invista em móveis com portas corrediças para cozinhas pequenas. Elas economizam um espaço precioso na hora de abrir o armário.

 

Mais lidas