Rodapés altos na decoração

Rodapés altos na decoração
Avaliação 2 - Votos 1

Os rodapés nem sempre são valorizados na decoração, geralmente deixados de lado. No entanto, a tendência do momento é valorizar essa estrutura, utilizando-a de forma mais alta do que o convencional. Assim, eles podem emoldurar as paredes e ainda dar um toque clássico a qualquer espaço.

Em banheiros e lavabos, esse recurso é ainda mais evidente e charmoso. De acordo com a arquiteta Ana Lívia Werdine, até há pouco tempo, o padrão era utilizar rodapés de sete centímetros, mas essa realidade mudou com a tendência dos rodapés altos, geralmente com 15 a 20 centímetros.

“Eles ficam elegantes por remeterem a uma estética clássica. Porém, podem ser utilizados em uma releitura contemporânea se combinados com outros elementos de linhas modernas da decoração. É um elemento bem versátil”, afirma.

Rodapés altos na decoração

Projeto Ana Lívia Werdine: O rodapé alto em pedra emoldurou a parede de maneira clássica e sofisticada. Foto: Henrique Queiroga

Vantagens do rodapé alto

Os rodapés não servem apenas para deixarem as paredes com aparência mais clássica e estilosa. De acordo com Ana Livia, eles fazem com que ambientes de pé-direito muito alto fiquem mais acolhedores porque são um elemento horizontal.

“Os rodapés altos também equilibram as proporções. Quanto maior a área de piso, mais harmônico fica”, aconselha.

Materiais mais indicados para o rodapé

O material dos rodapés deve sempre ser resistente, pois sua função inicial é proteger as paredes e dar acabamento ao piso. “Mármore e granito são sempre bem-vindos”, aponta a arquiteta.
Pedra natural também é uma boa pedida, já que além de resistente, ainda é um material charmoso e requintado.

“Essas rochas, principalmente quando utilizadas com pisos do mesmo material, possibilitam uma visualização que resguarda a amplitude do ambiente, tornando-os com impressão de maiores e harmoniosos”, afirma Fátima Baracho, diretora da marmoraria Baracho Pedras.

Rodapés altos na decoração

Para este projeto, da designer de interiores Maria Goretti Gonçalves, a Baracho Pedras forneceu o mármore Marrom Imperador presente no rodapé alto e também no piso, bancada e cuba do lavabo. Essa composição dá impressão de maior amplitude ao espaço. Foto: Rafael Carrieri

Fátima também afirma que na hora de escolher pedras para revestir este elemento, a recomendação é optar por granitos e mármores. “Essas pedras possibilitam o polimento de borda, diferentemente de outros materiais que acabam ficando com as testeiras pintadas de acordo com as paredes. Com mármore ou granito, o acabamento fica mais natural e polido”, aponta.

Para quem tem dúvidas em relação a combinar o material do rodapé com o piso, a arquiteta esclarece: “Não é obrigatória essa combinação. Podemos optar por destacar ou por harmonizar este elemento com o restante da decoração, tudo depende do objetivo”, finaliza Ana Lívia.

Mais lidas