Quarto de bebê com móveis planejados

Avalie
quarto de bebê

Ricardo Campos

A bebê está a caminho e você está sem ideias de como decorar o quarto da pequena? Neste projeto de quarto de menina, o arquiteto Ricardo Campos investiu em um ambiente delicado, feminino e clean, com móveis planejados. No entanto, nada impede que você reutilize móveis da sua casa ou compre móveis prontos. O que importa é deixar o ambiente com um ar de tranquilidade para a criança! Confira as dicas do profissional:

Quarto que foge do tradicional

O arquiteto explica que, nesse projeto, a mãe queria fugir do tradicional rosa e lilás, e optou por um quarto sem tema. As cores escolhidas foram os tons pastel, prevalecendo o bege, do edredom até a cor do quarto.”A moldura boiserie foi usada para dar um ar provençal ao ambiente, misturando um pouco o estilo moderno com o clássico. Na metade da parede, foi colocado um papel de parede de bolinhas brancas para dar um toque de suavidade e alegria ao cômodo. Com isso, os quadros tiveram maior destaque”, explica o especialista.

Foram também instalados dois nichos de luz de fibra ótica, com intensidades que podem ser reguladas, perfeitas para criar a sensação de dormir sob as estrelas, ideal para um cômodo infantil. “Quartos de bebê em tons de bege e branco são clássicos e funcionam para meninas e meninos. A mãe queria sair do tradicional e o bege funcionou muito bem, entrando em harmonia com o resto da casa”, diz Ricardo.

Tipos de móveis

Os móveis planejados são sempre a melhor opção para otimizar espaços, mas se você prefere móveis prontos, escolha os que podem ser usados para mais de uma função, como por exemplo baús com espaço para guardar roupa de cama e que servem como banquinho.”Um móvel que se transforma em cama e escrivaninha também é muito útil, assim como uma cômoda com trocador na parte superior”, aconselha o arquiteto. Ele ainda ensina que a grande maioria dos quartos de bebê são pequenos, então opte por cores neutras e fuja de temas comuns. “Papel de parede é uma boa saída, e o listrado amplia o ambiente”, conta.

quarto de bebê

Ricardo Campos

Como deixar o quarto mais aconchegante

Um quarto de bebê deve ser aconchegante, portanto, é bom apostar em cadeiras de balanço, misturando o clássico com o moderno. Use tons pastel ou então invista em cores mais fortes nos detalhes, ajuda na amplitude do cômodo. Painéis, luz de fibra ótica e papel de parede são ótimos auxiliares na hora de montar um quarto de bebê.

“O que não pode faltar é um berço de qualidade com itens de segurança; um ambiente que entre claridade e seja fácil de limpar, sem muitos acessórios de pelúcia; um móvel que tanto possa acomodar roupas dobradas como as que necessitam de cabides – de preferência um que já tenha trocador – e lembrar que este ambiente será o centro das atenções da casa por vários meses. Como um bebê atrai muitas visitas, é necessário reforçar o aconchego e a funcionalidade do quarto”, complementa o arquiteto.

*O orçamento total do quarto, projeto+construção+decoração foi de R$15.000

Consultoria

Ricardo Campos, proprietário do escritório de arquitetura e construção Santa Irreverência

Mais lidas