Quarto adolescente cheio de estilo

Quarto adolescente cheio de estilo
Avaliação 4 - Votos 1

Bandas preferidas, ídolos do cinema, a descoberta de novos esportes… É justamente na adolescência que a personalidade de cada jovem começa a se definir. Como não poderia ser diferente, todos esses elementos acabam sendo incorporados ao quarto. Conheça dois projetos que conseguiram trazer para a decoração os gostos e desejos de seus jovens moradores.

Projeto 1

quarto adolescente feminino

Gerson Lima/Divulgação

Dividir é possível

As idades das duas irmãs que dividem o quarto são próximas: 13 e 15 anos. Entretanto, as personalidades das duas são bem diferentes. A proposta do projeto foi manter uma área de convívio, mas preservando a individualidade das duas. Para isso, cada uma das jovens ganhou um espaço do cômodo com cama e bancada de estudo, dividido por um assento de MDF com futons. “O resultado é um quarto onde as amigas adoram passar a noite, se arrumar para festas, estudar… Tudo isso de forma bem organizada”, sintetiza Letícia Muzetti, arquiteta de Campinas (SP) que assina o projeto com Fábio de Almeida Muzetti e Luciana Tavares.

quarto adolescente feminino

Gerson Lima/Divulgação

Repare que o papel de parede listrado também tem como função demarcar as áreas de descanso e de estudos de cada uma das irmãs.

Romantismo

Listras nas paredes, tons pastel, roupa de cama floral… A decoração do quarto flerta com o estilo provençal, mantendo-se alinhada à personalidade romântica das adolescentes. A marcenaria também merece destaque: foi feita com compensado revestido de fórmica mate. Além do armário e da bancada de estudo, há ainda uma beliche reservada para a visita das amigas. A cama parece até flutuar no espaço graças à sua estruturação. Ela foi engastada na parede por uma estrutura metálica e envelopada por madeira maciça. Abaixo dela, a área foi aproveitada para receber o computador.

quarto adolescente feminino

Gerson Lima/Divulgação

O móvel com futon divide o espaço das irmãs, serve de banco e ainda possui gavetões para guardar objetos.

quarto adolescente feminino

Gerson Lima/Divulgação

Projeto 2

quarto adolescente masculino

Gerson Lima/Divulgação

Descanso do atleta

Projetar um quarto moderno, com cores vibrantes e que acompanhasse a fase de transição da adolescência para a juventude. Essa foi a proposta das arquitetas Estér Kloss e Helaine Góes Pinterich, de Curitiba (PR). “A decoração valorizou os esportes, que são ponto importante da composição”, destaca Estér. Um exemplo foi o painel de MDF feito com acabamento em laca fosca cinza. Nele, os bonés do morador foram presos com puxadores, tornando-se, também, elementos da decoração do quarto.

A persiana horizontal tem 16mm e é feita em alumínio branco.

A cadeira e o criado- mudo possuem formas arredondadas, o que garantiu mais dinamismo à decoração do ambiente.

Para ganhar espaço no quarto de apenas 8m², o armário possui portas de correr espelhadas.

quarto adolescente masculino

Gerson Lima/Divulgação

Os rolinhos fazem com que a cama também sirva de sofá no dia a dia.

Cores masculinas

quarto adolescente masculino

Gerson Lima/Divulgação

O uso das cores foi um ponto essencial para que o quarto ficasse alinhado à personalidade do jovem morador de 18 anos. “A combinação do amarelo, preto e cinza proporcionou seriedade e descontração na medida certa. Além disso, as tonalidades básicas foram valorizadas pelo amarelo vibrante”, decreta Helaine. A cor foi pontuada nas almofadas e no baú. Feito em laca, ele é usado para guardar os objetos esportivos do adolescente.

Mais lidas