Projetos de varandas inspiradoras

Avalie

Nada mais gostoso do que passar o tempo relaxando numa varanda bem confortável. Ela pode ser usada para receber visitas, fazer almoços em família e muito mais. Se você tem uma pequena varanda no seu apartamento mas não sabe como decorá-la, conversamos com a arquiteta Paula Ferraz, que deu dicas bem valiosas para te ajudar. Confira os projetos a seguir e inspire-se!

Projeto 1

varanda inspiradora

Divulgação/Cavalcante Ferraz Arquitetura

Nessa varanda, a ideia era fazer um espaço descontraído para receber os amigos. “Não fizemos alterações de ordem estrutural, somente decorativa, como revestir a área da churrasqueira em madeira”, conta a arquiteta.

Ela completa que alguns elementos são essenciais em uma varanda, como uma mesa confortável para um churrasco. “Dependendo do tamanho do terraço, é possível também criar uma área de convívio ou leitura com um sofá e/ ou poltrona”, indica.

O vidro ao redor do espaço foi colocado para trazer um pouco da linguagem do living para a varanda. “Por isso, usamos móveis em fibra natural e tecidos mais sofisticados, que não eram resistentes a água e intempéries, assim como o revestimento em madeira. Entendemos também que com a varanda fechada com vidro, o morador usa ainda mais o espaço, independente do clima pois, como as folhas de vidro são retráteis, oferecem a opção de abertura quase que total”, explica Paula.

Já em relação à iluminação, a arquiteta afirma que a prioridade é sempre a iluminação natural, agregando com alguns pontos de spots orientáveis no centro do ambiente, com lâmpadas par20 ou led, sempre amareladas.

As plantas também deram um toque especial à decoração. “Usamos muito os buchinhos, as Iucas, patas de elefantes e dracenas, também por sua relativa resistência a ambientes mais quentes, considerando o fechamento do terraço com vidro”, aponta a especialista.

Projeto 2

varanda inspiradora

Divulgação/Cavalcante Ferraz Arquitetura

Neste projeto, o morador queria uma área confortável para fazer churrasco, com um revestimento resistente e de fácil limpeza e manutenção, bem como uma mesa para receber os amigos e um frigobar sob a bancada.

Esta varanda é um pouco menor do que a anterior. Para quem tem pouco espaço, a dica da arquiteta é se atentar para manter a circulação confortável. “Se o ambiente for pequeno, os mobiliários devem ser proporcionais. Neste caso, por exemplo, usamos a mesa um pouco mais estreita – e branca, para não pesar no ambiente – e optamos pelos bancos como forma de assentos, ao invés de cadeiras, uma vez que exigem menos espaço e pouca circulação ao redor deles para sentar e levantar da mesa. Inclusive, eles exigem menos espaço do que as cadeiras, comparativamente”, pontua.

Na parede da pia, o revestimento é azulejo antigo, comprado em lojas de descarte de revestimentos. “Como opção, poderíamos usar pastilhas (de cerâmica, inox, vidro), chapa de inox, ladrilho hidráulico, granito ou algum tipo de pedra resistente à gordura, água e pouco porosa. O adesivo não seria tão aconselhável para esse uso, por não ser tão resistente para a área de preparo do churrasco”, finaliza Paula.

Consultoria

Paula Ferraz – arquiteta
Cavalcante Ferraz Arquitetura e Design – Site: www.cavalcanteferraz.com.br

 

Mais lidas