Paredes criativas para sua casa

Paredes criativas para sua casa
Avaliação 3 - Votos 1

Para mudar a decoração, invista nas paredes! A transformação é rápida, eficaz e não ocupa espaço. Para ficar ainda melhor, selecionamos projetos com soluções criativas e práticas, para você mesma deixar a imaginação solta e pôr a mão na massa.

Projeto 1: Thoni Litz, Rio de Janeiro – RJ

Paredes criativas para sua casa

Foto: Jovandir Detoni

O patchwork de papel de presente revestiu a parede deste hall de entrada, colado de forma artesanal. Segundo o arquiteto Thoni Litz, o patchwork deve ser impermeabilizado com a cola branca e, no final, com três aplicações de verniz fosco em spray.

Além do papel de presente, Thoni dá dicas de revestir a parede usando páginas de revistas antigas, quadrinhos, xérox e até filtro de café usado. “Tecido não recomendo, pois é mais caro e fica o preço do papel de parede convencional”, explica o arquiteto.

Paredes criativas para sua casa

Foto: Jovandir Detoni

Para cobrir os 8m2 de parede, foram usados 128 papéis no formato A4.

Projeto 2: Cláudia Macedo, São Paulo – SP

Paredes criativas para sua casa

Foto: Adriana Barbosa

As portas também podem ser lindos acessórios de decoração. Aqui, a opção foi da arquiteta Cláudia Macedo para Blanco Design Marcenaria, que preferiu manter o tom neutro do ambiente e dar à porta uma cor de destaque. O tom azul-turquesa também foi usado de maneira sutil nos demais objetos da decoração, facilitando a troca conforme a tendência.

Paredes criativas para sua casa

Foto: Adriana Barbosa

Para que não percam o brilho e a beleza, as portas devem ser limpas com um pano com água e um pouco de amoníaco ou água e sabão de coco, para manter o brilho. A arquiteta recomenda o uso de cera específica a cada seis meses. Não se deve usar álcool ou derivados. A exposição ao sol pode causar mudança na tonalidade, além de ressecar a pintura.

Projeto 3: Marli Rodrigues e Ilda Carvalho, Brasília – DF

Paredes criativas para sua casa

Foto: Marli Rodrigues

Com um pouco de tinta, inspiração e muita criatividade, a designer de interiores Marli Rodrigues e a artista plástica Ilda Carvalho transformaram a decoração do quarto das crianças. Na pintura das paredes lisas foi usado tinta à base de água acetinada e o desenho inicial foi feito com caneta aerográfica.

No final da pintura, o ideal é passar um selador para impermeabilizar. Assim, se for preciso limpar, é só passar um pano úmido.

Projeto 4: Karin Ricciardi, São Paulo – SP

Paredes criativas para sua casa

Foto: Divulgação

A pintura espacial ultrapassa a sensação de espaço imposta pela parede. Aqui, trata-se de um cantinho no quarto que antes era inutilizado e agora ganhou mais vida.

Texto Thaís Luquesi/Colaboradora e Larissa Faria

Tags: ,

Mais lidas