Os tipos de vasos que combinam com o estilo da sua casa

Avalie

Você gosta de vasos, mas não sabe como utilizá-los de forma harmoniosa na decoração? Com alguns passos simples, você pode utilizar esse objeto decorativo e deixar sua casa ainda mais charmosa. Veja dicas da designer de interiores e sócia da Your IDesign Ana Candida Machado e aproveite para apostar nesse mimo.

Vaso com plantas

Segundo a especialista, toda casa deve ter a decoração complementada com plantas e flores, independente do estilo, pois elas trazem vida e energia ao ambiente – e os vasos são os grandes aliados nesse momento.

“Os vasos podem abrigar plantas, flores naturais e secas. Se tiverem um design moderno e forem de vidro, tornam-se elementos decorativos com frutas, galhos ou musgo seco para ambientes mais minimalistas. Agora, no final do ano, até pinhas são uma boa indicação, além de pedras decorativas. Se tiver uma casa de praia, abuse das conchinhas dentro dos vasos”, diz Ana Candida.

Se você prefere vasos com plantas, é importante se atentar ao local em que eles serão colocados. “A primeira coisa a ser observada com relação ao local é se tem ou não incidência de luz e qual planta é a mais indicada; se podem ser usadas em cantos, varandas, sobre mesas, em banheiros e quartos. Nesta última opção, só recomendamos cautela se a pessoa tiver algum problema alérgico. Não há contraindicação, apenas bom senso e bom gosto, além de muita criatividade”, aponta.

Materiais de vaso para cada estilo de decoração

O material do vaso dependerá muito do seu estilo próprio. “Em geral não há restrições”, afirma a profissional. No entanto, alguns tipos ficam mais adequados em determinados ambientes. Veja:

– Ambientes rústicos, varandas e casas de praia pedem vasos de barro e cerâmica;

– Uma decoração mais clássica pode abrigar cerâmica, murano e cristal;

– Locais mais despojados e que requerem praticidade podem dispor de vasos em fibra;

– Estilos românticos combinam com porcelana branca ou decorados com motivos florais.

– Ambientes mais sofisticados e românticos harmonizam muito bem com vasos em cristais;

– Um estilo clean pede vasos com design reto e transparência, como os de vidro ou metalizados;

– O vaso de murano combina muito com ambientes retrô, bem como os de cristal Lalique.

“Mas há possibilidade de misturar peças contemporâneas e clássicas em um mesmo ambiente, desde que elas se harmonizem”, complementa a designer.

Dica: Lembre-se de que tudo em exagero carrega o ambiente. Leve em consideração sempre que o menos é mais. Não há mínimo e máximo. “Vamos considerar que no mínimo, a casa tenha um vaso na sala e que o máximo é o bom senso que deve ser levado em conta: o tamanho do ambiente, a iluminação, a quantidade de móveis”, aponta Ana.

Cuidados com as crianças

Se você tem crianças em casa, tome cuidado para não deixar o vaso em qualquer lugar, já que eles podem quebrar facilmente e causar acidentes. “Se os vasos forem leves, fáceis de se serem derrubados e causarem acidente, melhor nem tê-los. Neste caso, prefira os vasos de chão, mais pesados e sempre cuidado com o tipo de planta, a fim de que não cause danos à criança”, conta a sócia do Your IDesign.

Consultoria
Ana Candida Machado, designer de interiores e sócia da Your IDesign

Mais lidas