Jardim debaixo da escada

Avalie
Shutterstock Images

Shutterstock Images

O cantinho debaixo da escada pode ser aproveitado para mil e uma utilidades, mas não há nenhuma mais charmosa do que criar um belo jardim. Mas, assim como em outros ambientes, trazer plantas para dentro de casa exige cuidados e estratégias.

Durante a construção do imóvel

Quando está na fase de construção do imóvel, mais fácil fica. “Se é de desejo do morador criar no local um pequeno jardim, essa área deverá ser impermeabilizada no momento adequado, para não surgirem infiltrações pós-obra”, explica Lígia Franco, arquiteta da Doutor Resolve.

“O morador deve buscar também um paisagista para sugerir as melhores espécies de plantas para áreas internas, como a ráfia, por exemplo, que se adapta bem em ambientes fechados”, acrescenta.

Jardins em casa pronta

Para quem já está com a casa pronta, o morador terá um pouco mais de trabalho, mas não é impossível. “Provavelmente existirá um piso no local, que para receber a vegetação precisará ser demolido, a área deverá ser impermeabilizada, e a terra à ser utilizada deve ser adequada para receber espécies de plantas”, lembra a arquiteta.

Vasos e plantas artificiais

Para quem quiser atrair o olhar para esse espaço sem ter de gastar muito, também é possível criar um ambiente rústico utilizando vasos de plantas, sejam elas naturais ou artificiais. “Pode ser utilizado papel de parede com temas no gosto do morador ou revestir a parede principal abaixo da escada com pedras como a canjiquinha ou pastilhas de madeira”, salienta a profissional.

A ideia é perfeita para quem não quer abrir mão do cantinho verde em casa, mas também não quer investir em quebra-quebra. “Para finalizar a decoração, uma iluminação indireta, com lâmpadas dicróicas incandescentes (luz amarela), que trarão mais aconchego ao espaço criado, dando destaque à cada detalhe”, finaliza Lígia.
Consultoria

Lígia Franco, arquiteta da Doutor Resolve, São José do Rio Preto –SP.

Texto: Larissa Faria

Tags:

Mais lidas