Guia de sobrevivência para quem vai morar sozinho

Avalie

Morar sozinho é um grande passo e exige grandes responsabilidades. Porém, ter o seu próprio cantinho pode ser muito gratificante! Para te ajudar nessa tarefa, Casa Linda conversou com o arquiteto Allan Feio, que deu dicas para quem está à procura de um lugar para morar. Confira:

Como se planejar

De acordo com o arquiteto, controlar gastos e contas não é tarefa das mais fáceis, ainda mais para aqueles que nunca tiveram que se preocupar com isso. “Morar sozinho pode significar liberdade, mas também responsabilidade. A dica que eu posso dar para quem vai estrear nesta tarefa é fazer uma lista de todos os custos fixos que o novo lar terá, como luz, aluguel, condomínio e telefone, por exemplo. Se tiver a ajuda de uma planilha eletrônica, melhor ainda”, afirma.

Thinkstock/Getty Images

Thinkstock/Getty Images

Dessa forma, você terá uma noção exata de todos os gastos e assim encaixá-los no seu orçamento. “É importante ainda notar os vencimentos das faturas para no caso de um atraso na entrega poder efetuar o pagamento em dia, sem incidência de juros e multas”, complementa Allan.

Itens indispensáveis para quem vai morar sozinho

“Estes itens dependerão muito do estilo de vida de cada pessoa”, diz o especialista. Portanto, tenha em mente aquilo que você acha imprescindível e, claro, que caiba no seu bolso!

– Se você faz refeições em casa, será necessário fogão, geladeira e demais utensílios de cozinha como louças, panelas e talheres.
– Se você come na rua, pode optar por uma geladeira pequena e até dispensar o fogão.
– Para quem não cozinha, o microondas pode substituir as tarefas do fogão.
– No quarto, não podem faltar a cama e um local para guardar as roupas.
– No banheiro, coloque o menor número de objetos em cima da pia. Selecione somente aquilo que é utilizado todos os dias, como escova de dentes, pasta e sabonete.
– Você pode comprar os demais móveis e utensílios aos poucos, montando a casa de acordo com as suas possibilidades financeiras. Na sala, por exemplo, uma boa dica é escolher um rack, que ocupa bem menos espaço e ainda cabe vários objetos.
Máquina de lavar é um item muito importante para quem mora sozinho. Se puder investir em um modelo que lava e seca, melhor ainda.
– Coloque as tomadas e saídas de fios de telefone e TV em vários lugares. Dessa forma, se você quiser mudar os móveis no futuro, não terá grandes problemas.
– Se for receber visitas, é bom ter pelo menos uma mesa e um sofá. Se não tiver como bancar, coloque pufes!

Hora da faxina

A limpeza do novo lar pode até ser feita pelo próprio morador, que pode fazê-la um pouco a cada dia ou usar o final de semana. “Se o tempo não permitir, pode chamar uma diarista para fazer o serviço, a princípio uma vez por semana”, diz o arquiteto.

Economia, sempre!

“Para economizar energia é importante comprar eletroeletrônicos com selo Procel A, que apresentam melhores níveis de eficiência energética. Lâmpadas fluorescentes também são mais econômicas e duráveis. É importante ainda não deixar as luzes acesas ao sair e desligar da tomada os aparelhos que ficam em stand-by”, aconselha Allan.

Consultoria

Allan Feio – arquiteto
www.allanfeioarquitetura.blogspot.com

Mais lidas