Estampas e listras na decoração

Avalie

Na decoração, de vez em quando surgem algumas dúvidas: será que é bom misturar estampas? As listras podem ser usadas em qualquer ambiente? Quais efeitos as estampas criam no ambiente? Para responder essas e outras perguntas, Casa Linda conversou com a arquiteta Faten Kamel Soueid, que desvendou os principais mitos sobre o assunto. Veja:

Pode misturar estampas?

Segundo a arquiteta, podemos misturar estampas, mas devemos ter cuidado com a cor e o tamanho delas. “As estampas e cores precisam falar a mesma linguagem e estarem dentro do mesmo contexto”, aponta.

Flickr/ favaro JR

Flickr/ favaro JR

Ela ainda afirma que as estampas podem ser utilizadas em qualquer ambiente. “O importante é a fidelidade ao tom principal (cor) que ajuda a combinar diferentes estampas e formas geométricas. Um bom truque é sempre manter a base neutra, assim é possível ousar nas estampas”, explica.

Listras nas paredes

As listras são recursos interessantes para alongar, aumentar e definir um centro de interesse dentro do projeto. Além de serem decorativas, as listras criam nas paredes o mesmo efeito que as roupas no corpo. “Listras verticais podem trazer a sensação de amplitude e altura, mas também podem criar o efeito de estreitar o ambiente, como na moda. E pode ser uma boa alternativa para alguns espaços. Já as listras horizontais dão mais amplitude no comprimento“, aponta Faten.

Estampas do momento

Segundo a arquiteta, se você não sabe qual tipo de estampa escolher, existem aquelas que são coringas: as flores e listras, por exemplo, muito utilizadas em quartos de bebês. “Porém, o que vemos atualmente são papeis de parede que imitam revestimentos como pedra, por exemplo”, diz.

A dica é usar e abusar das estampas e listras, porem é necessário planejar bem. “Assim como na moda, as estampas não precisam combinar. Estampas diferentes combinam, mas o essencial é manter o bom senso e sentir-se bem com o resultado”, finaliza a arquiteta.

Consultoria

Faten Soueid – arquiteta pós-graduada em Design de Interiores pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)

Mais lidas