Espaços criativos e diferenciados

Avalie

Paredes vazias? Aprenda diferentes formas de preenchê-las de modo criativo e funcional. Um relógio pode decorar sua sala, ao mesmo tempo em que te informa as horas. E um porta-retratos pode te trazer boas memórias. Descubra como deixar o cômodo com a sua cara!

Quadros

Espaços diferenciados

O segredo é usar a regra do oposto: ambientes cheios de cor pedem quadros neutros, enquanto ambientes neutros pedem quadros coloridos. Em salas com tons pastéis, aposte em paisagens com contrastes de verde e azul ou flores coloridas e delicadas. Tais cores trazem mais elegância ao ambiente e não o deixa exagerado.

Pinturas abstratas, em geral em branco, preto, vermelho, amarelo ou azul escuro, casam bem com paredes coloridas. Na foto, os pôsteres combinam com a parede azul e com a decoração moderna da sala.

Porta-retratos

Espaços diferenciados

As dicas de posicionamento de quadros também valem para porta-retratos. Se você prefere uma decoração moderna, as molduras retas e geométricas de cores neutras são ideais. Mas se você quer algo tradicional e sofisticado, use molduras douradas ou em madeira crua. Para um ambiente mais despojado e cheio de cor, aposte em molduras criativas com cores alegres e contrastantes. A disposição de gravuras nesta parede obedeceu à altura ideal.

Adequando tamanho e moldura

Os quadros devem ser colocados a uma altura padrão de 1,60 m, para que permitam uma boa visualização da obra por todas as pessoas. Use o batente da porta como referência, já que um quadro nunca deve ser colocado acima dele.

Espaços diferenciados

Em ambientes pequenos, não exagere na quantidade! O ideal, antes de pregá-los na parede, é tentar todas as possibilidades ou fazer um molde de papel para saber como ficarão organizados. Se o objetivo for criar um ambiente leve, utilize um ou dois quadros grandes, que funcionam como o ponto de destaque da sala.

É necessário ter atenção em relação à moldura que será utilizada, por exemplo, uma moldura côncava dá a impressão de que o quadro é maior. No caso de utilizar vidro, prefira os antirreflexos, pois evitam o ofuscamento. Para ambientes com papel de parede, uma moldura branca é ideal, pois não sobrecarrega o visual da sala.

Do oriente ao ocidente

Discos de vinil, pôsteres em molduras, lembranças de viagens: por que não decorar a sala com o seu estilo? É claro que a sala não é seu quarto, mas adequar a decoração com o gosto de todos da casa é possível. Sua família adora música? Preencha uma parede com capas de LPs ou com os próprios discos, mas lembre-se, use cores mais claras no fundo!

Espaços diferenciados

Viajou e encontrou um objeto que combina com a decoração da sua sala? Bonequinhas russas, garrafas com areia colorida, cerâmica, taças de cristal, canecas, souvenires ou pesos de papel podem servir como objetos decorativos e dizer muito sobre a sua história. Você pode colocar os objetos em prateleiras ou pendurá-los na parede.

Tic-tac

Às vezes, o tic-tac do relógio pode ser ruim, então que tal usá-lo de forma divertida? Já pensou em ter um relógio enfeitando a sua parede? Ao mesmo tempo em que possui funcionalidade, ele também decora a sua sala e pode torná-la moderna ou retrô, dependendo do modelo que você escolher! Hoje, diferentes estilos de relógios estão no mercado: grandes, pequenos, antigos, atuais, simples, decorados ou coloridos. Você pode usá-los separadamente ou em conjunto! Em ambientes integrados, o relógio pode ficar na sala, de preferência em uma parede sem quadros, para que facilite na hora de dar aquela espiadinha para saber se tem mais cinco minutinhos de sobra antes de sair de casa.

Texto Érica Aguiar/Colaboradora Fotos Vivi Pelissari/Colaborador e João Ribeiro/Colaborador

Mais lidas