Dicas para economizar energia e diminuir a conta de luz

Avalie

Se você percebeu que as contas de luz estão chegando com valores mais altos, é hora de economizar! Porém, você não precisa deixar de lado a decoração e o conforto para diminuir a quantidade de energia utilizada. Para ajudar, a arquiteta Ana Lívia Werdine dá boas dicas de como diminuir os custos com energia durante todo o ano usando recursos de arquitetura e decoração.

sala de estar iluminada

Foto: Henrique Queiroga

Qual lâmpada utilizar?

Segundo a arquiteta, utilizar lâmpadas de LED, que consomem menos energia, é uma boa pedida. “São lâmpadas mais caras, porém, o investimento inicial mais alto é compensado mensalmente na conta mais enxuta. Outra sugestão são sensores de presença. Eles evitam que as lâmpadas fiquem acesas quando não há ninguém nos ambientes”, recomenda Ana Lívia.

+ Iluminação criativa para sua casa

Economize energia com ambientes claros

A arquiteta enfatiza que pequenas ações simples do dia a dia podem ajudar bastante na economia de luz. “Pintar os ambientes de cor clara, de preferência o branco, ajuda muito. As cores claras refletem mais luz. Assim, o ambiente permanece mais tempo sem necessidade de luz artificial. A utilização estratégica de espelhos e dimmers, que controlam a intensidade da luz, também são bem-vindos”, afirma a especialista.

Luz natural: melhor opção!

Um recurso ótimo é aproveitar ao máximo a luz natural nos ambientes. “A construção de mais janelas e que permitam a ventilação cruzada, arejando o ambiente naturalmente, faz com que a necessidade de luz artificial seja menor, assim como o uso do ar condicionado, vilão da conta de luz”, pontua Ana Lívia.

sala de estar iluminada

Foto: Henrique Queiroga

Automatizando a energia

Pode ser um processo mais caro, mas automatizar as luzes de casa ajuda bastante a reduzir a conta de energia, compensando o gasto inicial.

“A automação e o posicionamento correto de three ways também permitem um uso mais inteligente da iluminação e, por isso, reduzem custos”, explica a arquiteta. “Todos estes recursos, além de reduzirem gastos na conta, são ecologicamente corretos, ou seja, não agridem a natureza”, finaliza.

+ Projetos de quartos com iluminação planejada

sala de estar iluminada

Foto: Henrique Queiroga

Mais lidas