Decoração com pallets

Avalie

Pallets são estruturas de madeira do tipo pinus, utilizadas principalmente em transportes de carga. Eles geralmente são descartados por supermercados, lojas e indústrias. Entretanto, por se tratar de um material resistente, os pallets podem ser transformados em suportes de televisão, prateleiras, cabeceiras de cama, mesas, entre outros móveis. E tudo isso, claro, a baixíssimo custo.

Cama prática

Os pallets viraram a base da cama neste projeto do escritório Rocha Andrade Arquitetura. “Além de reciclar o uso do objeto, evita-se que eles sejam descartados, sujando as ruas da cidade”, defende a arquiteta Cristina Rocha. Para esse projeto, o pallet não precisou de tratamento e foi utilizado de forma rústica. O uso da madeira aparente ainda ficou de acordo com a proposta do quarto, cujo tema era safári. Foram necessários quatro pallets para montar a estrutura da cama, que recebeu um futon revestido de sarja.

pallets

Fotos João Ribeiro/Divulgação

Práticos e compactos, os pallets aguentam muito peso e dão personalidade à decoração. Sem contar que esses móveis saem quase de graça, bastam lixa, tinta e uma boa ideia na cabeça!

Centro das atenções

Foi ao ver uma mesinha de centro em uma loja de móveis caros que a artesã e blogueira Margaret Santos Silva (www.margaretss.com.br) teve uma grande ideia: por que não reproduzi-la usando pallets? Para isso, Margaret lixou o objeto e passou massa de madeira para uniformizar. Na sequência, foram necessárias uma demão de base acrílica para madeira na cor branca e duas demãos de tinta-esmalte amarela à base de água. A nova mesinha de centro ainda recebeu pezinhos e um tampo de vidro. O custo do vidro depende muito da espessura. Neste caso, foi gasto R$ 200,00.

pallets

Fotos João Ribeiro/Divulgação

pallets

Fotos João Ribeiro/Divulgação

Texto Leonardo Valle/Colaborador

Tags: ,

Mais lidas