Cozinhas rústicas e acolhedoras

Avalie

A cozinha é um dos ambientes mais importantes da casa. Além de ser o local de preparar as refeições, ainda é um espaço de socialização, seja entre a própria família ou para receber visitas. A decoração rústica pode ser uma boa opção, principalmente para quem gosta da sensação de aconchego e tranquilidade. Veja o projeto da designer de interiores Fabiana Visacro e inspire-se!

Características de uma cozinha rústica

De acordo com a designer, elas devem ser acolhedoras e ao mesmo tempo, fortes. “Essas características nos remetem às nossas raízes mineiras. Os elementos naturais imprimem isso. Eles precisam estar presentes, mas não devem estar em tudo, mesmo porque, eles são mais robustos e em grande quantidade podem pesar na ambientação”, explica.

cozinha rústica

Divulgação

Destaques do projeto

Um dos destaques desse projeto foi o fogão à lenha. “Nesta cozinha mineira não podia faltar o fogão à lenha, forno de pizza e churrasqueira. Todos em cimento queimado, com muita cor. O azulejo hidráulico entrou para arrematar o acabamento, presente no centro da bancada”, explica a designer.

cozinha rústica

Divulgação

Ela ainda acrescenta que a cobertura foi feita com toras de eucalipto e policarbonato bronze, perfeito para proteger da chuva, do sol e filtrar a luz. “A parede de tijolo maciço feita com junta seca fica ao fundo e a parede frontal foi pintada com tinta verde escolar para ser usada com quadro negro”, revela.

Principais mudanças

Fabiana conta que havia um espaço delimitado dentro do terreno destinado para o ambiente e os desejos eram muitos: bancada para pia, bancada para refeição, churrasqueira, fogão à lenha, forno de pizza… “era preciso criar um espaço confortável para receber amigos e familiares em um descontraído almoço de domingo, mas não fugir de questões práticas como utilização de materiais funcionais e de pouca manutenção”, aponta.

cozinha rústica

Divulgação

Iluminação do local

Na cozinha, as luminárias são de fibra sintética para o caso do ambiente receber chuvas de vento, já que o mesmo é protegido apenas superiormente. “A iluminação foi feita com lâmpadas compactas fluorescentes”, finaliza a designer.

cozinha rústica

Divulgação

Consultoria
Fabiana Visacro – designer de interiores

Tags: ,

Mais lidas