Cozinhas charmosas e elegantes

Avalie

Muito mais do que um mero espaço para preparar refeições, a cozinha moderna tem se tornado referência dentro de casa. Se o projeto de decoração for bem feito, é possível transformar o ambiente em área de convivência, onde se pode receber amigos e passar momentos de descontração e relaxamento. Nesse caso, beleza e funcionalidade são dois itens que não podem faltar para tornar a cozinha o ponto de encontro dentro da casa ou do apartamento. Trazemos para você três projetos que apostaram nessa tendência, explorando ilhas centrais na área da cozinha, para ampliar o espaço e permitir a circulação. Confira.

Projeto 1 – Praticidade acima de tudo!

Cozinhas elegantes e charmosas

As arquitetas Carolina Magalhães e Tatiana Pandolfi, da Fatto Arquitetura, assinam o projeto desta cozinha feita em uma residência em Brasília. A ideia foi criar um espaço funcional para o dia a dia, mas também agradável para receber os amigos, já que a dona da casa gosta de cozinhar. Por ser uma cozinha prática, os próprios eletrodomésticos – todos em aço, com design moderno – fizeram parte da decoração. A madeira da bancada contrasta com o aço e o granito, trazendo aconchego para o ambiente.

Uso das cores

A iluminação foi pensada de maneira a deixar o teto o mais limpo possível e com boa luz de trabalho. As lâmpadas fluorescentes tornam o ambiente mais confortável e são combinadas com luminárias de luz mais quente, pontuais. Optou-se por cores claras para ampliar e deixar o espaço mais iluminado, com toques de madeira que dão um ar sofisticado e aconchegante. O vidro escuro e o aço inox trazem modernidade ao conjunto.

Posicionamos o cooktop no centro e fizemos a cozinha em torno dele. Assim, é possível cozinhar e conversar ao mesmo tempo.

Projeto 2 – Integração total

Cozinhas elegantes e charmosas

Uma cozinha com sala de almoço integrada. Foi essa a proposta da arquiteta Sara Volpato para este espaço, de cerca de 60m². “O pé direito duplo foi um grande bônus para esta cozinha. Utilizamos um tipo de ´varal´ para valorizar a iluminação, que foi distribuída de forma direta e indireta”, explica Sara.

Mineirinha

“A família mineira recebe na cozinha”. Foi com esta ideia que a dona da casa solicitou que se privilegiasse o espaço e integrasse tudo. Dois fornos elétricos estão ali para assar os pães de queijo que, de hora em hora, são servidos às visitas. Os armários foram pensados para atender tanto à cozinha quanto à sala de almoço, reforçando a integração total do espaço.

A dica

Em vez da tradicional cerâmica, a arquiteta optou pelo uso de fórmica branca nas paredes para criar aparência de sala. “Revestimentos cerâmicos deixariam o ambiente frio e não combinariam com o conceito de sala de almoço”, cometa Sara. Além disso, a arquiteta utilizou granito no piso e nas bancadas.

Projeto 3 – A cara do dono

Cozinhas elegantes e charmosas

Com apenas 10m² para trabalhar na cozinha deste apartamento, em Ipanema, no Rio de Janeiro-RJ, a solução encontrada pelas arquitetas Bianca da Hora e Sophia Galvão foi quebrar uma das paredes e colocar o fogão de frente para a mesa, ganhando assim um espaço que oxigenou o conjunto. A personalização foi, segundo as profissionais, o ponto forte do projeto: “O cliente gosta do amarelo, então optamos por utilizar tons neutros na decoração para destacar essa cor nas cadeiras”, conta as profissionais.

Detalhes fazem a diferença

Cozinhas elegantes e charmosas

Os armários da cozinha são de madeira clara e existem ainda prateleiras de vidro abertas para organizar os utensílios. A opção por esses móveis trouxe funcionalidade ao espaço a um custo baixo. Ainda buscando baratear o projeto, foram utilizadas bancadas em material sintético branco prime e, nas paredes, o azulejo Eliane branco (R$ 20 o m2), que imita tijolinho, para criar um clima retrô.

Cozinhas elegantes e charmosas

Texto Rafael Gimenez/Colaborador
Fotos Clausen Bonifácio/ Haruo Mikami/ MCA Estúdio/Divulgação

Tags:

Mais lidas