Como usar mesa rústica nos ambientes

Avalie

O estilo rústico pode ser muito agradável. Ele remete ao campo e deixa qualquer ambiente mais aconchegante e acolhedor. No entanto, se você quiser dar apenas alguns toques rústicos à decoração, começar com uma mesa nesse estilo pode ser uma boa pedida. Para te ajudar a combinar a mesa rústica nos ambientes, conversamos com o arquiteto Allan Feio. Confira!

Mesa rústica, porém contemporânea

Segundo Allan, pode parecer uma tarefa difícil usar a mesa rústica sem que o ambiente fique com cara de antigo, mas de fato não é. “Se a mesa for o único elemento rústico no local, o ambiente não corre o risco de ficar com cara de casa de campo. Uma boa dica é utilizar uma mesa de madeira de demolição, que continua em alta. A madeira de demolição, apesar da aparência rústica, traz um ar de contemporaneidade e refinamento”, explica.

mesa rústica

Flickr/Montalbino

As mesas rústicas podem combinar com vários estilos de cozinhas e salas. Tudo depende daquilo que você pretende fazer com a decoração. “A decoração de interiores está menos engessada, sem regras muito rígidas. Cada vez mais o ‘isso pode’ ou ‘isso não pode’ está caindo em desuso. O bacana é fazer misturas. Uma mesa de madeira rústica pode casar perfeitamente com cadeiras de design mais contemporâneo, tipo a Dar, por exemplo. O importante é a harmonia final”, pontua o arquiteto.

mesa rústica

Flickr/medvjek

Misturando estilos de decoração

Segundo Allan, há um estilo decorativo atual que traz a mistura como característica bem marcante. “É o Boho Chic, que é uma mescla de vários estilos, como o hippie, gypsy, folk, vintage, boêmio, country, cigano e romântico. No Boho não podem faltar misturas, sejam de cores, estampas, tecidos, texturas ou móveis. Pode-se abusar de objetos rústicos, étnicos, florais, crochê, bordados e rendas. Para aqueles que gostam de móveis antigos de família, o Boho é um prato cheio”, aconselha o arquiteto.

mesa rústica

Junior Favaro

Elementos que caracterizam o rústico

“Um ambiente rústico tende a ser mais simples, com formas e peças mais naturais, que tenham textura, com veios e fibras aparentes. Peças com marcas do tempo. Tijolo aparente, pedra natural e ferro são alguns materiais empregados neste estilo”, explica o especialista. O reaproveitamento de móveis e objetos também combina com este tipo de decoração.

mesa rústica

Flickr/Brent Flanders

Materiais que caracterizam a mesa rústica

“A madeira é o principal material que caracteriza o estilo rústico, mas existem outros. Fibra, ferro, palha, junco e madeira de demolição, por exemplo. Detalhes em couro também”, finaliza Allan.

Consultoria

Allan Feio – arquiteto
www.allanfeioarquitetura.blogspot.com

Mais lidas