Como ter um fogão cooktop em casa

Avalie

O cooktop é um fogão moderno, estiloso e deixa qualquer cozinha mais prática e charmosa. Quer saber como instalar um desses na sua casa? Veja dicas da arquiteta Priscila Aun e saiba as principais diferenças entre um fogão cooktop e um fogão tradicional.

Principais vantagens do cooktop

Segundo a arquiteta, o cooktop é o fogão moderno. Por ocupar pouco espaço na cozinha, pode ser usado em apartamentos menores. “São estilosos e elegantes e por serem fogões de mesa, ganham no conforto e praticidade. Além disso, são muito fáceis de limpar”, afirma.

Flickr / Hidesert

Flickr / Hidesert

Ele também é mais moderno e versátil, podendo ser instalado em qualquer lugar. “Além disso, eles atingem uma alta temperatura muito mais rápido do que os fogões tradicionais, diminuindo os riscos de acidentes já que, uma vez desligado e tirado a panela, ele perde sua temperatura em poucos instantes”, conta a especialista.

Outra vantagem é a diversidade de acabamentos. Podem ser encontrados em aço, inox, vidro, a gás, elétrico… tudo depende do seu gosto! “A diversidade de material os torna muito mais fáceis de limpar do que os fogões comuns”, frisa Priscila.

Como instalar o cooktop?

De acordo com a arquiteta, a instalação é feita nas bancadas de pedra, mármore ou granito, por exemplo, e devem ter no mínimo 3 cm de espessura para suportar seu peso. “É sempre necessário, independente de ser um fogão convencional ou cooktop, uma área livre na bancada nas suas laterais, para servir de área de trabalho. Consulte sempre o manual do produto e um engenheiro para não ter que fazer reformas não planejadas na instalação do produto”, aconselha.

Preço do cooktop

Apesar de suas inúmeras vantagens, comparado com o fogão convencional, o cooktop é um pouco mais caro. “Por ser um fogão de mesa, deve-se comprar ainda o forno elétrico e isso torna sua cozinha mais cara. Porém, sendo peças separadas, você tem a facilidade de instalar o fogão em qualquer lugar da cozinha, podendo deixá-lo embutido, evitando lugares de acesso às crianças, por exemplo”, diz Priscila.

Há também um aumento no consumo de energia, já que o cooktop necessita de um forno elétrico. Os fogões convencionais são uma única peça, e acabam sendo muito mais econômicos. “Outro fator que deve ser lembrado é que, caso a cozinha já tenha um fogão convencional, ao mudar para um cooktop deverá ser feito algumas modificações na cozinha, em relação a bancadas e espaços”, afirma a arquiteta.

Flickr / dcpamom

Flickr / dcpamom

Dica essencial

O principal conselho da arquiteta é pensar bem antes de se desfazer do fogão comum e optar pelo cooktop. “Os fogões de mesa são muito mais bonitos e tornam a cozinha muito mais moderna. Porém, deve-se levar sempre em consideração o tamanho da sua cozinha e o seu estilo e da cozinha, se é moderno ou não, e também o quanto deseja gastar com essa mudança. Muitas vezes conseguimos manter o estilo de fogão tradicional e ousar no restante da cozinha”, aponta.

Consultoria

Priscila Aun – arquiteta

Tags:

Mais lidas