Como deixar o quarto do adolescente mais sofisticado

Avalie

Todo adolescente precisa de um cantinho próprio. Nessa idade, é cada vez mais comum os jovens gostarem de ficar dentro do quarto, dedicando-se às suas próprias atividades. Para ajudar seu filho a se sentir mais à vontade e transformar o quarto em um ambiente mais sofisticado e acolhedor, conversamos com a designer de interiores Iara Santos. Confira!

Transição do quarto infantil para o adolescente

Quando as crianças crescem, elas tendem a enjoar do quarto infantil e começam a buscar sua própria identidade na decoração. “Além de um mobiliário mais adequado para a idade, ergonomicamente falando, cores, texturas e adornos podem redefinir o quarto de forma a ir de encontro às novas demandas de um adolescente”, explica Iara.

Portanto, chegou o momento de investir em novas mobílias e alterar um pouco o perfil do quarto, tanto no caso de meninas quanto de meninos. Pintar as paredes já é um bom começo!

Deixe o quarto mais aconchegante 

Iara explica que cores sóbrias sem muito brilho e fotografias nas paredes ou apoiadas em móveis são uma boa ideia para começar a decoração. “Também é interessante inserir cortinas de tecidos leves, porém com uma textura sedosa ou adamascada”, conta.

No entanto, você também pode investir nas cores mais alegres, dependendo do perfil do adolescente. “A cor deve ser pontuada com critérios para não expulsar o usuário do espaço”, afirma a especialista.

Ela ainda revela que alguns elementos como uma poltrona ou uma cadeira para receber os amigos são uma boa pedida, assim como televisão, espelho e uma cama auxiliar tipo bicama. As visitas dos amigos são muito importantes para o adolescente, portanto deixar o quarto com colchões extra, pufes ou poltronas é sempre uma boa aposta.

Se o quarto for pequeno, invista em móveis práticos e com boa mobilidade. “A cama no canto quase sempre é a melhor possibilidade para melhorar o espaço”, afirma Iara.

Estilo de decoração

Não sabe qual estilo de decoração adotar para o quarto dos filhos? Iara afirma que o mais adequado é um mobiliário contemporâneo com bancadas para estudo, painel, TV e equipamentos de jogos, principalmente para os meninos. “Um quarto de adolescente é um mundo quase particular e deve ser único, superadequado e personalizado para o jovem”, complementa a profissional.

Projetos para se inspirar 

Neste quarto de uma adolescente, a designer de interiores Iara Santos especificou cores claras,cortinas com uma textura sedosa, TV e uma área de estudo. O violão, uma das paixões da garota, foi inserido no contexto da decoração, ficando sempre à mão da jovem.

Daniel Mansur

Daniel Mansur

Já neste quarto, a designer especificou pufes e uma confortável cadeira para que a adolescente pudesse receber bem sua amigas no quarto.

Daniel Mansur

Daniel Mansur

Daniel Mansur

Daniel Mansur

Consultoria

Iara Santos – designer de interiores

Mais lidas