Closets possíveis para sua casa

Avalie

Se você sempre quis um closet de celebridade, mas nunca realizou esse sonho por conta do espaço, anime-se! Quando bem planejado, é possível construí-lo em áreas com menos de 2m² sem que nenhuma peça de roupa fique de fora. Mas, se o motivo estava no custo, saiba que isso também tem jeito! Separamos algumas dicas para fazer esse projeto caber no seu bolso.

Projeto 1: Maria Helena Torres, Rio de Janeiro – RJ

O antigo armário em “L” não dava conta de abrigar todas as roupas da moradora. A solução foi derrubá-lo e aproveitar o espaço em um closet de 2,5m². “A utilização de espaços mínimos e setorizados ajudou a caber tudo”, conta Maria Helena Torres, arquiteta do Rio de Janeiro (RJ). A circulação também melhorou: a porta do banheiro permaneceu ao lado do closet e o dormitório ficou isolado.

Closets possíveis para sua casa

Não foi à toa que a porta de correr ganhou o mesmo acabamento que o painel. Quando fechada, ambas parecem uma coisa só.

Gaste menos!

Para caber no bolso, o closet foi elaborado em fórmica líquida branca e o gasto com portas foi limitado a apenas uma porta de correr na sua entrada.

+ Ambientes inspiradores com armários planejados

Closets possíveis para sua casa

Projeto 2: Idoeta Arquitetura, São Paulo – SP

A equipe da Idoeta Arquitetura, de São Paulo (SP), precisou abusar da criatividade para encaixar um closet neste apartamento de apenas 40m². O único local possível era uma área de 1,8m² ao lado da cabeceira da cama. “Para isso, as duas torres laterais com gavetas e prateleiras foram elaboradas mais estreitas, com 35cm de profundidade. Em um armário padrão, elas teriam de 55 a 60cm. A parte positiva é que as roupas ficam à vista”, entrega o arquiteto João Heitor.

+ Como deixar sua casa sempre organizada

Uma mesa de cabeceira suspensa foi instalada ao lado do closet. Composta por uma prateleira e uma gaveta, ela pode ser usada para abrigar acessórios.

Closets possíveis para sua casa

Closets possíveis para sua casa

Projeto 3: Jóia Bergamo, São Paulo – SP

Peça desconto!
Apesar da entrega ser rápida, os closets das lojas de móveis planejados são mais salgados do que os feitos por marceneiro. Portanto, não tenha vergonha de pechinchar!

Closets possíveis para sua casa

Gavetas com frente de acrílico facilitam a visualização do que está na parte interna.

Texto Leonardo Valle/Colaborador
Fotos Henrique Peron/Martin Szmick/Maria Helena Torres/Divulgação

Mais lidas