Banheiro elegante e funcional

Avalie

Se há um cômodo que desafia a imaginação na hora de decorar, é o banheiro. Principalmente em apartamentos, onde as medidas reduzidas desse espaço dificultam as opções para deixá-lo bonito, confortável e organizado, ainda mais se o orçamento também é baixo. Mas nessa matéria, você vai aprender como transformar seu banheiro em um lugar superagradável, gastando pouco e usando soluções criativas. Mãos à obra!

Amplie

Banheiro

Divulgação

A arquiteta Natália Shinagawa, responsável por este projeto 3D, conta que otimizou os locais de armazenamento com prateleiras de vidro, que não sobrecarregam visualmente o espaço. “Cores claras e um grande espelho também ajudam a dar a impressão de amplitude. O porta-toalhas e as prateleiras foram fixados no espelho propositalmente, para que ele pudesse ocupar toda a extensão da parede”, explica.

Economize!

“Mesmo pequenos, os banheiros podem desfalcar o orçamento de uma obra, pois concentram muitos itens caros de acabamento e acessórios. Porém, é possível ter um banheiro bonito sem gastar muito. As peças existem em diferentes padrões, e a variação de preços é enorme, por isso, pesquise bastante”, recomenda a projetista. Quanto ao acabamento, ela afirma que o importante é revestir piso e box, nas outras áreas fica liberado usar apenas pintura.

Detalhes

Distribuídos estrategicamente, os pontos de luz foram posicionados onde há mais necessidade: acima da bancada e no box, em spots e luminária embutidos.

Já a pastilha escolhida é uma miscelânea de tons de verde e azul, que destaca a área do box e emoldura o espelho. “Uma opção econômica para quem quer um efeito parecido são os revestimentos cerâmicos que imitam pastilhas”, indica Natália.

Sem estantes

Nichos prontos de alvenaria feitos tanto na área do box, como próximos à bancada, são práticos e econômicos.

 

Clima de cinema

Banheiro

Divulgação

Aqui, a arquiteta Ana Yoshida propôs transformar o banheiro em um ambiente mais cenográfico, com elementos modernos e de personalidade marcante. “Optamos por usar tinta texturizada no lugar de papel de parede, pois dá um efeito interessante com custo baixo”, comenta ela. No box, ela camuflou o chuveiro e os produtos de higiene, para dar ao banheiro um ar mais arrumado, utilizando pastilhas translúcidas com acabamento nas duas faces. “Essa solução é uma alternativa para revestir superfícies transparentes como vidro, além da possibilidade de revestir formas curvas.

Faixas menores

“Para economizar e dar mais leveza, optei por aplicar as pastilhas em faixas, reduzindo a quantidade”, revela Ana.

 

Simplicidade e descontração

Banheiro

Divulgação

Neste projeto desenvolvido para a Leroy Merlin, a arquiteta Paula Mouzinho aproveitou a iluminação natural, abrindo uma grande janela e utilizando tijolos de vidro separando o box da pia. “Como o espaço é reduzido, optamos por um gabinete com porta-toalhas e aproveitamos a parede sobre o vaso sanitário, que geralmente não é aproveitada, para colocar o toalheiro”, explica ela.

Pastilhado

Esse revestimento imita as pastilhas e é bem mais barato, mas demanda atenção no assentamento das peças.

 

Texto: Bianca Camargo

Mais lidas