Apartamentos pequenos: como usar móveis para valorizar o espaço

Avalie

Com a procura cada vez maior por imóveis compactos, designers e arquitetos têm se preparado para essa nova demanda do mercado. Deixá-lo com a cara do cliente, prático e moderno, mas acima de tudo aconchegante, nem sempre é tarefa fácil.

A aposta fica por conta dos acessórios versáteis, que levam beleza à decoração e, ao mesmo tempo, aparecem como opções funcionais para o dia a dia do morador. Confira a seguir um projeto que combina plasticidade e praticidade e se inspire para dar um toque especial aos espaços pequenos do seu apê.

Apartamento compacto

Esse apartamento de 30 m² foi projetado pelo arquiteto Glaucio Gonçalves, do EB-A – Espaço Brasileiro de Arquitetura, localizado em São Paulo. O apartamento tipo estúdio foi executado em etapas, já que o proprietário continuava morando ali mesmo durante a obra. “Os ambientes foram projetados para quem mora sozinho e, apesar do pouco espaço, não abre mão do conforto”, explica o profissional. Segundo ele, após a reforma, o valor do imóvel aumentou cerca de 30%.

apartamento pequeno

Divulgação

Integração é o forte no apartamento

O conjunto de sala e quarto é dividido por uma cortina em voal branco que, com grande leveza, delimita os espaços sem prejudicar a interação entre eles. O destaque do dormitório fica por conta da cama box, com baú na parte inferior. A praticidade do móvel soluciona um problema encontrado no momento de projetar o quarto: não havia espaço para grandes armários no apartamento.

+ Apartamento pequeno e bem decorado

+Apartamentos modernos e espaçosos

apartamento pequeno

Divulgação

A cozinha

A preocupação com o meio ambiente está presente no projeto de Glaucio para a cozinha. Os armários foram todos reaproveitados, trocando-se apenas os revestimentos.

No chão, foi utilizado tecnocimento, que se estendeu também à área de serviço. Esse material foi aplicado sobre o piso já existente, diminuindo assim a quantidade de entulho na obra. A opção por um cooktop de duas bocas, ao invés de um fogão, também teve origem na necessidade de se buscar o máximo aproveitamento dos espaços.

apartamento pequeno

Divulgação

Toque de classe

Reparou nesse futon cor de laranja? Antes utilizado como cama pelo morador, ele ganhou nova utilidade: transformou-se no assento do sofá, que foi todo estruturado com caixas de feira pintadas de preto. Muita criatividade para personalizar o ambiente, com economia e bom gosto!

apartamento pequeno

Divulgação

Texto Rafael Gimenez

Mais lidas