Ambientes iluminados com estilo

Avalie

Além de cumprirem suas funções específicas, as luminárias são importantes peças de decoração para casa. Escolhendo a peça certa, você pode criar a composição perfeita, no estilo que quiser e que mais combine com a personalidade de cada morador.

Projeto 1: Cristiane Maciel e Sony Luczyszyn, da Arqtríade, Curitiba – PR

Ambientes iluminados com estilo

Para compor este closet, espaço à parte no quarto do casal, as profissionais apostaram em um design leve e elegante. Neste sentido, foi muito importante a iluminação utilizada, com luz direcionada que traz claridade e não tira a atenção do pendente situado no centro do ambiente. A peça, aliás, é um grande acerto da decoração: suas linhas orgânicas obtidas pelo recorte a laser trazem design contemporâneo e chamam a atenção pela beleza.

+Leia também: iluminação criativa para sua casa

Toque moderno

Luminárias pendentes que sigam a linha contemporânea oferecem ótimas combinações, quando colocadas no centro do ambiente.

Projeto 2: Cristiane Maciel e Sony Luczyszyn, da Arqtríade, Curitiba-PR

Ambientes iluminados com estilo

Quem costuma levar trabalho para casa sabe o quão importante é ter um cantinho especialmente pensado para este fim. A dupla de arquitetas da Arqtríade buscou unir conforto e funcionalidade neste setor do living, onde foi instalada a mesa de trabalho do morador.

“A iluminação deste ambiente deve ser toda funcional e não pode permitir muitos efeitos de sombra”, explica Cristiane Maciel. Deste modo, foram utilizadas iluminação embutida com lâmpadas LED no teto e uma charmosa luminária de chão, que pode ser trocada de lugar a gosto do morador.

+Leia também: como deixar a casa mais iluminada

Dica: opte por luminárias móveis, cujo foco de luz possa ser direcionado, evitando sombras que dificultem a execução e visualização das tarefas.

Ambientes iluminados com estilo

Lâmpadas LED são ecologicamente corretas, economizam energia e oferecem ótimas opções de design.

Projeto 3: Angela Borsoi e Sonia Lacombe, Brasília – DF

Ambientes iluminados com estilo

Feito especialmente para uma menina de 2 anos de idade, o quarto todo é uma graça! Mas a iluminação conseguiu valorizar ainda mais o restante da decoração. O plafon, colocado na parede, funciona como um importante elemento decorativo. A iluminação cria o ambiente perfeito para a criança brincar e sonhar. O projeto luminotécnico é uma parceria das profissionais com a Light Design+Exporlux.

+Leia também: luminárias lindas e originais para iluminar sua casa

Cantinho das crianças

Em espaços infantis, as peças usadas na iluminação, além de trazer funcionalidade, podem ‘brincar’ com as formas e cores, explorando o lado lúdico da decoração.

Projeto 4: Angela Borsoi e Sonia Lacombe, Brasília – DF

Ambientes iluminados com estilo

Este quarto de casal mirou um clima intimista e, para conseguir esse efeito, apostou em peças decorativas e pontuais para a iluminação, que oferecessem luz suave e aconchegante. Numa das laterais da cama está o pendente Quadrilha Dama e, na outra lateral, o abajur Sarará – ambos de Cristiana Bertolucci. A combinação das peças com outros elementos, como o papel de parede 3D, deu um toque despojado ao ambiente.

Projeto 5: Marcello Sesso e Débora Dalanezi, São Paulo – SP

Ambientes iluminados com estilo

Como a sala de jantar e estar deste apartamento não possui forro de gesso, a dupla de arquitetos de São Paulo optou pelo uso de luminárias diferenciadas para compor o projeto de luz. “Usamos trilhos com spots de dicróicas direcionáveis no teto, um pendente articulado sobre a mesa de jantar e luminárias de piso”, explica Débora Dalanezi. E complementa: “A peça de piso é decorativa e proporciona uma iluminação focada, quando necessária. O efeito é interessante”.

“Use e abuse de iluminação indireta e luminárias decorativas, como as colunas, arandelas e abajures”.

Ambientes iluminados com estilo

Texto Rafael Gimenez/Colaborador
Fotos Gerson Lima/ Edgard Cesar/ Bruno Cocozza /Divulgação

Mais lidas