A cor mais indicada para cada ambiente

A cor mais indicada para cada ambiente
Avaliação 2.67 - Votos 3

Cada cor transmite um tipo de sensação: cores mais claras remetem à tranquilidade, enquanto tons mais quentes trazem mais alegria ao ambiente. E como saber qual sensação é a melhor para cada cômodo da casa? Para te ajudar a escolher a cor ideal para seu lar, conversamos com a designer de interiores Laura Santos. Confira!

Laura Santos

Laura Santos

Ambiente tranquilo e relaxante

Se você deseja um local mais relaxante e sossegado, a dica de Laura é optar por tons claros e neutros. “Estas cores normalmente são menos cansativas e poluem menos o espaço, proporcionando uma sensação de relaxamento e calma”.

Exemplo de tendências para apostar: palha, cinza-claro, verde erva doce, salmão.

Ambientes alegres

Para quem prefere locais mais alegres e cheios de vida, pode optar por tons mais fortes e ousar com tons mais escuros. “Eles exprimem personalidade e aconchego aos espaços. Alguns exemplos são o prata, cinza escuro, preto, vermelho, verde musgo, turquesa, amarelo e laranja“, conta a especialista.

Cores para cada ambiente

Área externa/varanda gourmet: “Para áreas externas as cores fortes são bem vindas, pois se trata de um ambiente aberto e amplo. Isso faz com que a cor não prejudique o local e crie a impressão de diminuir o espaço”, diz Laura.

Cozinha: Opte por branco na maior parte do ambiente e utilize as cores para dar personalidade e vida ao local. “O branco é importante pois passa a ideia de higiene ao local. Muito importante para uma cozinha”, afirma a designer.

Sala: Na sala as cores são bem vindas, pois valorizam o ambiente. “Se o espaço é amplo, pode ousar com cores mais fortes e vivas, ou até mesmo com o preto e o marrom. Mas se o ambiente é menor, opte por cores mais neutras e leves. Ou pelo branco e toques de cor nos adornos. Dessa forma, o ambiente vai parecer mais leve e confortável”, aponta Laura.

Laura Santos

Laura Santos

Quarto (solteiro ou casal): deve transmitir aconchego e descanso. “Tons como o palha, o salmão e até o rosa e nude são superindicados. Caso queira deixar o ambiente mais neutro, opte pelo branco nas paredes e colore com almofadas e colchas, assim é mais fácil mudar e renovar o ambiente sempre”, conta a designer.

Laura Santos

Laura Santos

Paredes x Móveis

É importante criar um equilíbrio entre os móveis e as paredes para não dar a impressão de um ambiente pesado. “As cores são bem vindas, mas sempre lembrando que, se a parede é escura, contrabalanceie com móveis claros. E se a parede é clara pode optar por móveis mais escuros, de madeira ou laca”, revela a especialista.

Cores difíceis de serem utilizadas

Cores como o laranja e o roxo são mais difíceis de combinar. Ao utilizá-las opte por branco, preto e cinza no restante da decoração. “Os tons madeirados e metálicos também se aplicam bem a essas cores”, finaliza a designer.

Consultoria
Laura Santos – designer de interiores

Tags:

Mais lidas