10 dicas superpráticas para decorar cozinhas pequenas

Avalie
Empreendimento You, Ibirapuera – da You, Inc/Divulgação

Empreendimento You, Ibirapuera – da You, Inc/Divulgação

A arquiteta Thaís Fornazari ensina a deixar a sua cozinha pequena mais bonita sem estresse e dor de cabeça!

1. O primeiro passo é pensar em tudo que é necessário, listando os utensílios e equipamentos para deixar a cozinha prática e organizada. Parece bem fácil, mas alguns itens precisam de muita atenção, como eletrodomésticos e móveis. Tudo precisa ser bem escolhido e planejado.

2. Em seguida, deve-se tomar as medidas de todo o ambiente. Verifique se os espaços existentes são suficientes para a acomodação de acordo com a orientação do fabricante, não se esqueça de que a porta da geladeira, assim como a do fogão, precisa ter um espaço confortável de abertura.

3. Comece, então, a pensar nos armários e liste tudo o que você tem ou precisa. Nos armários baixos, sob a bancada da pia, deixe os utensílios maiores, que se usam toda hora, como as panelas, escorredor de macarrão e tábuas.

4. As gavetas para talheres e panos de pratos também precisam ficar no gabinete, garantindo que estejam sempre à mão.

5. Os utensílios maiores, que ocupam um espaço grande nas gavetas, como escumadeiras, colheres de servir e conchas, podem ficar penduradas em barras metálicas na parede. Além da praticidade, elas dão charme ao ambiente.

6. Os copos, pratos, potes plásticos e alguns mantimentos podem ficar em armários altos e não tão profundos. Isto irá facilitar o seu trabalho na hora de cozinhar!

7. Lembre-se de encaixar também, na parte mais alta do armário, o micro-ondas. Se ele ficar suspenso ou sobre a geladeira, você ganha área de trabalho.

8. Separe um armário exclusivo para os equipamentos e eletrodomésticos que não são usados toda hora, como batedeiras, torradeiras e mixers.

9. Se sua cozinha for do tipo americana, pode-se usar armários aéreos ou nichos sobre o balcão. Um armário elevado, por exemplo, garante uma ótima visão e, ainda, um espaço para guardar mantimentos.

10. Na parede oposta a pia, podemos colocar nichos com meia altura, que compõe o visual da cozinha e abriga ainda mais equipamentos.

Texto: Felipe Ohno

Mais lidas