Como lidar com o fim de um relacionamento longo?

Avalie

Quando um relacionamento de muitos anos termina, é quase que inevitável ficar meio perdida, sem saber como lidar com a ausência de quem já se estava tão acostumado a conviver.

Para a psicóloga e psicoterapeuta Cecília Zylberstajn, “grande parte do luto tem a ver com se habituar à vida sem o parceiro. Cada aspecto do dia a dia lembra a vida a dois, e é difícil se acostumar a viver sozinho”.

mulher-triste

Foto: Thinkstock/ Getty Images

Um período de maior tristeza após o término é normal. Esse tempo pode durar de uma semana a um mês, mas Cecília alerta que, se muito tempo depois do fim da relação a pessoa continua deprimida, é melhor ficar atento, pois isso pode ser o início de uma depressão.

Para que isso não aconteça, a melhor maneira de lidar com o fim de um relacionamento de muitos anos é começar a caminhar no seu próprio ritmo. Você precisa “almejar melhorar em definitivo. O sofrimento que é adiado cobra juros no futuro”, indica a psicóloga.

Para ajudar na superação do amor que acabou, uma dica de Cecília é pensar que aquilo que está difícil hoje ficará mais fácil amanhã, melhorando ainda mais conforme o tempo passa. “Toda vez que a pessoa enfrentar as situações sozinho pela primeira vez, doerá mais”.

Por isso é bom dar um tempo antes de voltar a frequentar os lugares que você e o ex iam juntos e evitar situações sociais que eram comuns aos dois. Aposte nas saídas com amigos solteiros, ir à festas e até mesmo sair com uma pessoa nova. Vá levando a vida com carinho e deixe o tempo tomar conta do resto.

 

 

Mais lidas