Como deixar o Dia das Crianças mais especial

Avalie
Como fazer um Dia das Crianças especial

Foto: Thinkstock/Getty Images

O Dia das Crianças está chegando e todos sabem como é complicado inovar, buscando novas formas de divertir os pequenos. Afinal, disposição é o que não falta nas crianças.

Muitas pessoas ficam preocupadas principalmente com os presentes que vão dar, mas se esquecem de usar a imaginação para tornar esse dia diferente e inesquecível. Segundo a psicóloga e educadora Marta Bitteti, esse é um momento único. “Toda criança gosta de se sentir especial em qualquer época do ano, mas podemos aproveitar o Dia da Criança para tornar isso possível”, afirma.

Farra em família

Com a correria do dia a dia, fica difícil dar toda a atenção para os pequenos, afinal, são muitas as tarefas executadas ao longo do dia.

Marta dá a dica: “A integração da família, por si só, já traz momentos de muita cumplicidade e afetividade. Criança gosta de atenção e carinho, então, nada mais gostoso do que preparar atividades agradáveis e descontraídas, que envolvam toda a família.”

Por isso, esse é o momento perfeito para tornar os momentos em família mais prazerosos. As crianças adoram essa interação.

Presentes

A criançada  não vê a hora dessa data especial chegar para ganhar os tão esperados presentes. Mas, com a quantidade de novas possibilidades e tecnologias, os adultos se esquecem dos mimos mais simples.

Às vezes, uma produção criativa agrada ainda mais do que um presente caro agradaria. “O que as crianças valorizam é o estar junto com as pessoas que ela ama, que lhe dão carinho e segurança, curtindo momentos de pura diversão”, completa a psicóloga.

Dicas para o Dia das Crianças

São as muitas as opções simples, que, por serem diferentes, transformam essa ocasião em algo ainda melhor! O dia pode começar com um delicioso e diferente café da manhã, passando por um almoço divertido e terminando com um jantar diferenciado da rotina da criança.

Uma mesa decorada e colorida faz a diferença. Os doces também são permitidos nessa data! Mudar um pouco a rotina dos pequenos agrada e faz bem.

Durante o dia, programe passeios ao ar livre. Leve a criançada ao parque  ou, ainda,  ande de bicicleta e solte pipas. Essas atividades, que fizeram parte da infância dos pais ainda são desconhecidas pela maioria das crianças atualmente. Ensinar brincadeiras antigas como batata quente, escravos de Jó, amarelinha ou cantigas de roda também são exemplos que podem dar certo e garantir a alegria do dia. O que é novo para elas encanta ainda mais!

Marta ressalta: “Promova um cineminha com pipoca, em casa mesmo. Brincadeiras, jogos, oficina de sucata, culinária, são boas pedidas para animar a criançada.”

À noite, monte uma cabana e faça um acampamento improvisado. As festas do pijama são muito esperadas e queridas pelos pequenos. É uma boa ideia aproveitar esse dia para agradar e fazer as vontades das crianças.

Mais lidas