Como cortar cabelo crespo

Avalie

Pode parecer que cuidar de cabelos crespos é fácil: só deixar natural e desfilar o estilo black power por aí. Mas nem sempre é assim, tanto que muitas mulheres preferem alisar os fios. Mesmo assim, há quem queira assumir o visual e, para isso, procura um corte ideal para esse tipo de cabelo. Se é o seu caso, confira as dicas do hairstylist Marcelo Moreira:

Sheron Menezes e Taís Araújo

Sheron Menezes e Taís Araújo (Fotos: Divulgação/Globo)

Como cortar

Para quem quer assumir o volume e dar movimento aos cachinhos, Marcelo indica o corte a seco que é indicado “para tirar pouco comprimento ou dar leveza aos fios”. Porém, ele explica que é necessário encontrar um bom profissional: “as chances de deixar os fios com pontas duplas são maiores do que com os fios molhados”.

O corte

O corte deve ser sempre em camadas, variando para camadas mais curtas quando se quer volume e repicado nas pontas quando se quer controlá-lo”, explica o hairstylist. Ele avisa ainda que é importante evitar o corte reto já que ele deixa a pessoa o que chama de “efeito visual de pirâmide”.

Black Power

“Quando o cabelo é muito crespo e volumoso, o corte black power fica bem”, indica Moreira. Mas avisa que é preciso levar em conta a personalidade da pessoa, uma vez que o corte chama bastante atenção para quem o usa.

Tirando as pontas

Depois de aderir ao corte escolhido é importante voltar ao salão para manter os cabelos saudáveis. “O ideal é aparar mensalmente, pelo menos meio milímetro”, avisa Marcelo. Para quem quer deixar os fios crescerem, ele afirma que é possível deixar para tirar as pontas a cada três meses desde que haja o cuidado adequado com os fios.

Hidratação

“Cabelos crespos geralmente são finos e sensíveis ” afirma o profissional e, por isso, devem ser hidratados toda semana. “Máscaras à base de óleos e extratos vegetais e finalizadores à base de água ou silicone são ideais” explica. Ele indica ainda um tratamento para repor queratina a cada 45 dias.

Dica

Marcelo explica que o erro mais comum de quem tem cabelo crespo é usar o secador no módulo quente. O cabelo “ deve ser seco com secador frio para não deixar as cutículas dilatadas”, lembra.

Consultoria: Marcelo Moreira é hairstylist do salão Dame De Lis, Chácara Klabin, Zona Sul de São Paulo-SP.

Mais lidas