“Começou a namorar e esqueceu os amigos”

Avalie

Não é preciso muito esforço para reconhecer um casal recém-apaixonado: os carinhos frequentes, as juras de amor e a presença constante no dia a dia um do outro. Mas há quem não goste de todo esse grude: os amigos. E eles estão certos: “os dois devem ter espaço para encontrar com os amigos e/ou fazer coisas sozinhos”, recomenda a psicóloga Andrea Lorena. Mas nem sempre é fácil mostrar isso para o amado sem causar discussões. Veja o porquê e como conversar com o gato sobre o tema:

amigas x namorado

Foto: PureStockX/DIOMEDIA

Sem brigas

Querer ver os amigos não é sinal de que a paixão diminuiu e sim um lembrete de que cada um tem suas vontades mesmo quando estão namorando. Para mostrar isso ao parceiro sem brigas, a conversa é o melhor caminho: “é essencial que o casal desde cedo desenvolva o hábito de falar um para o outro de suas vontades e que, assim, transmita a segurança necessária de que estar com os amigos não significa colocar a relação em risco” explica a mediadora de conflitos Suely Buriasco.
No começo do relacionamento, geralmente o casal tem medo de fazer isso para não afastar o parceiro. Mas, com o tempo, os dois vão se conhecendo e aprendem a lidar com as vontades de cada um.

Demonstre seu amor

Não é porque você voltou a ver seus amigos que o gato vai ficar totalmente de lado. Aproveite os momentos em que estão juntos e demonstre seu carinho, assim, fica claro que o amor ainda está aí mesmo que você não queira passar as 24h do dia ao lado dele.

Para eles é mais fácil

Os homens costumam ter mais facilidade para conciliar amizade e relação amorosa. Isso porque “as mulheres são ensinadas a se dedicarem exclusivamente a um relacionamento” explica Andrea. “Homens apaixonados não sentem necessidade de estar todo o tempo com a amada, embora gostem disso, costumam equilibrar melhor essa situação”, confirma Suely.

E os amigos?

Se você é a amiga que está esquecida, tente manter a calma: “Cobranças só causarão maior abalo nas amizades”, alerta a educadora. Faça convites e deixe claro que deseja a presença da sua amiga, mas é preciso ter paciência: “As amizades que sobrevivem ao relacionamento são comumente aquelas que existem há muito tempo ou de alguma forma sejam mais estáveis, afinal é preciso que os amigos compreendam essa fase de distanciamento”.

Tags: , ,

Mais lidas