Acne na fase adulta: por que ela ocorre e como lidar com o problema

Avalie

Quem nunca acordou com aquela espinha gigante no rosto bem no dia de uma entrevista de emprego ou algo importante? Apesar de acontecer com maior frequência durante a adolescência, a acne na fase adulta é muito mais comum do que a gente pensa. Clinicamente falando, ela pode aparecer como um simples comedão ou em formas mais graves, inflamadas e doloridas. Para falar sobre o assunto, conversamos com o dermatologista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro Celso Sodré e com a médica pós-graduada em dermatologia Danielle Karla Correia de Medeiros.

Acne na fase adulta: por que ela ocorre e como lidar com o problema

Foto: Thinksctock / Getty Images

Causas mais comuns

A acne é uma inflamação da pele causada pelo entupimento dos poros causado pelo acúmulo de células mortas, que impede a liberação do sebo (gordura). Quando ocorre na fase adulta, caso não seja uma predisposição genética e uma continuação do período da adolescência, pode ser resultado do uso de cremes, estresse ou até problemas hormonais que precisam ser investigados. Segundo Denielle, esse mal ocorre de forma mais duradoura nas mulheres, mas aparece de forma mais grave nos homens.

Tratamento

Uma vez diagnosticado o problema, a escolha do tratamento deve ser feita levando em consideração o sexo do paciente, o grau de oleosidade da pele, a presença de cicatrizes e a classificação da lesão. “Além disso, é importantíssimo colher uma boa história do paciente, perguntando sua ocupação, tratamentos anteriores, visitas regulares ao ginecologista, uso de anticoncepcionais e medicações em uso.”, acrescenta a doutora.

Como evitar

Para evitar que o problema se agrave ou até que se desenvolva, é importante tomar alguns cuidados. ” Higienizar adequadamente a pele é o primeiro passo: remover sempre a maquiagem, não usar produtos gordurosos, evitar o uso de medicamentos ou fórmulas com anabolizantes ou com ação androgênica e frequentar sempre um dermatologista”, aconselha Celso Sodré.

Danielle ainda deixa uma ótima dica para combater a acne através do controle da oleosidade da pele. “Uma boa receita caseira é preparar uma máscara com gema de ovo crua e aplicar no rosto de forma períodica por 10 minutos, O ovo é rico em vitamina A.”.

 

Tags: ,

Mais lidas