A ex dele é minha amiga

Avalie
A ex dele é minha amiga

Foto: Thinkstock e Getty Images

Mais difícil que terminar um relacionamento, é ter que superá-lo. Existem pessoas que passam um tempão perseguindo o ex e espantando qualquer pessoa que se aproxime dele. Se envolver com uma pessoa que tem um ex insistente é uma tarefa dura. Imagina, então, se a antiga namorada do seu atual amor é sua amiga? E aí, o que fazer?

Estou apaixonada pelo ex da minha amiga
Você já era amiga dela quando os dois começaram a namorar. Você viu o relacionamento nascer, ouviu ela contar histórias sobre ele e assistiu o fim do romance. Tempos depois, você passa a conhecer o cara melhor e se vê apaixonada por ele. E ai, você deve se entregar ou não a esse romance? Antes de se decidir, pese todos os lados dessa situação e pergunte a si mesma: “o que eu sinto por este cara é verdadeiro ou fogo de palha?” ou “Como minha amiga vai reagir quando souber do romance?” e ainda: “Se resolvermos assumir um relacionamento, quantas pessoas vão estar envolvidas?”

Escolher pelo romance
Se você pensou duas vezes e escolheu o romance, você precisa levar em consideração que a amizade entre vocês duas poderá acabar e talvez você não possa fazer nada por isso. Além disso, se vocês eram muito amigas, provavelmente tinham contato com a família uma da outra. Ou seja, a família da garota poderá tomar as dores dela e também ficar chateada com você. Se vocês duas faziam parte de uma turma maior de amigos, também pode ser que alguns deles decidam tomar partido, podendo escolher apoiá-la ou ficar do lado dela.

Escolher pela amizade
Se você refletiu sobre a situação e achou melhor optar por não colocar em risco a sua amizade, podemos interpretar que ela seja mais importante para você do que o sentimento que você nutre pelo cara. Certo? Se a resposta é “sim”, talvez você tenha feito a escolha certa. Agora, se você não consegue parar de pensar no garoto e tem certeza de que o que sente por ele não é passageiro, talvez você tenha que pensar melhor. Amiga que é amiga sabe apoiar e dar conselhos quando precisamos. Não se esqueça que ela já é ex dele e que você não teve culpa sobre o fim do relacionamento. Se ela não está feliz com essa situação, você também tem o direito de ficar chateada com a postura dela. Em outras palavras, tudo tem dois lados…

Palavra de quem já viveu isso
A R.M. (usaremos as iniciais para não expor a pessoa), 22 anos, passou por essa situação há dois anos atrás, quando resolveu assumir o namoro com o ex de uma amiga de infância. “Fazia três anos que eles tinham terminado. Eu era amiga dela desde pequena e o conhecia desde a adolescência. Um dia começamos a conversar e ele me deu uma carona. Desde o início fui sincera com ela e não escondi nada. No começo, ela parecia ter aceitado, mas depois, quando viu que o lance era mais sério, se afastou de mim e passou a ligar para ele”, relembra R.M. E a situação não parou por ai: “a família dela, que era muito próxima de mim, também se afastou. A mãe dela chegou a ligar para a minha na época. Depois disso, parei de me sentir culpada e vi como eles também estavam sendo egoístas e desrespeitando os meus sentimentos”. Depois de tanta confusão, R.M. decidiu colocar um fim na amizade e investir no namoro.

Mais lidas