RECEITAS

7 dicas para economizar gás de cozinha na hora de preparar suas receitas!

Pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença nos gastos mensais. Então, separamos 7 dicas para você economizar gás de cozinha no preparo das receitas!

None
FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/08/2016 às 09:02
Atualizado às 19:29

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O gás de cozinha é o combustível necessário para o preparo de várias delícias. Mas, por ter um custo elevado, esse gasto pode impactar o orçamento de muitas famílias. Por isso, atenção em alguns detalhes fazem toda a diferença na economia. Fique de olho!

Botijão de gás de cozinha.

FOTO: iStock.com/Getty Images

  • Evite correntes de ar na cozinha. Elas fazem a chama reduzir na boca do fogão, diminuindo o calor. Com isso, o alimento leva mais tempo para cozinhar e gasta mais gás.
  • Prefira cozinhar com panelas tampadas. Elas aproveitam melhor o calor e reduzem o tempo do cozimento.
  • Utilize o fogo alto no início do cozimento e diminua após levantar fervura.
  • Para preparar alimentos mais duros, como feijão e carnes, utilize panelas de pressão. A comida fica pronta mais rápido, gerando economia de gás.

SAIBA MAIS

7 maneiras de economizar água na cozinha!

Dicas para economizar dinheiro

Aprenda a fazer compras responsáveis e economizar

  • Para o cozimento de grãos mais duros, como feijão, grão-de-bico e lentilha, o ideal é deixar de molho antes de ir para a panela para acelerar o cozimento e reduzir o tempo necessário
  • As chamas do gás devem apresentar coloração azulada. A presença de tonalidades amareladas, que sujam o fundo da panela, é sinal de que os queimadores estão sujos ou desregulados, o que aumenta o consumo de gás.
  • Aproveite o vapor da panela onde faz algumas receitas, como o arroz, para cozinhar legumes. Coloque em cima da panela um escorredor metálico que se encaixe bem, disponha os legumes picados dentro e tampe. Os legumes cozinharão no vapor do arroz e você economizará gás e tempo.

Texto: Sheila Junqueira