Veja quando montar sua árvore de Natal e como se preparar para a data!

Descubra que dia montar a árvore de Natal, quais enfeites usar e outras dicas para se preparar para esse dia tão especial!

Que dia montar a árvore de Natal
Por Paula Alves - 01/11/2018

Foto: ShutterStock

As festas de fim de ano vêm aí e com elas começam as preparações para a comemoração. Segundo Cleiton Senem, teólogo e agente da pastoral da Universidade Sagrado Coração (USC), o Natal é uma festa que precisa de organização. A montagem da árvore garante o clima especial da festa e deixa a decoração da casa ainda mais bonita. Você sabe que dia montar a árvore de Natal?

Preparação: que dia montar a árvore de Natal

“A árvore deve ser montada sempre no primeiro domingo do Advento. Como são quatro domingos, ela deve ser montada faltando quatro domingos para o Natal”, explica o teólogo Cleiton. O Advento é o primeiro tempo do Ano litúrgico de acordo com a crença cristã, o qual antecede o Natal. Em 2018, a data para montagem da árvore é dia 2 de dezembro.

Inove

Ao invés de utilizar os mesmos adornos de todos os anos, você pode surpreender seus convidados com uma decoração inusitada para sua árvore. Que tal fazer uma fornada de biscoitos em formatos natalinos e decorar com eles?

Para que durem mais, embrulhe todos em saquinhos plásticos transparentes e feche bem antes de pendurar nos galhos. Mesmo assim, fique atenta à validade da receita que escolher! Para tornar a atividade ainda mais divertida, você pode propor que cada um dos convidados faça seu próprio enfeite. Vale dobradura, bichinhos de feltro, bolas de isopor pintadas ou cobertas com tecido e tudo mais que a imaginação mandar!

A designer de interiores e decoradora Teresa Plaza explica que esse é o momento para se reunir com quem vai participar do Natal e chegar a conclusões práticas: “Verificar e dividir quem trará quais comidas, bebidas e enfeites e definir a quantidade de amigos e parentes que vão participar é importante”.

Decoração de Natal

Foto: Pexels

Cuidado especial

O teólogo conta que, frequentemente, as árvores natalinas são montadas de uma única vez. Porém, se considerarmos que o Advento é um tempo de preparação para o Natal, a ideia de montá-la pouco a pouco é muito pertinente e significativa. O ideal, portanto, é que as decorações de Natal comecem simples e se intensifiquem conforme a data da festa se aproxima, especialmente nas últimas semanas.

Para a montagem

Os anfitriões não podem esquecer que o dia pede comemoração e, por isso, comida! Você pode servir uma bandeja de frios, patês, pães variados, tortas e bolos. Que tal preparar algo no tema natalino? Utilize corante alimentício verde em uma receita de cupcakes e decore com confeitos vermelhos.

Todos os lugares

O mais importante é não esquecer nenhum detalhe. Enfeite a cozinha, o lavabo que será usado pelas visitas, a mesa, coloque velas coloridas, que podem ser verdes, brancas e vermelhas e bolas de Natal.

Se você quer se dedicar ainda mais, os demais cômodos também podem ser enfeitados: o quarto do casal, das crianças, entre outros espaços da sua casa.

Consultoria: Cleiton Senem, teólogo e agente da pastoral da USC (Universidade Sagrado Coração) e Teresa Plaza, designer de interiores e decoradora 

LEIA TAMBÉM: