Descubra os principais benefícios da framboesa para a saúde

Rica em carboidratos e vitamina C, a fruta é uma ótima opção para turbinar o organismo!

A framboesa pode ser consumida em saladas, sobremesas e muitos outros pratos. Aproveite!
Por Larissa Mortari - 12/03/2018

A framboesa pode ser consumida em saladas, sobremesas e muitos outros pratos. Aproveite! FOTO: Reprodução

Devido à grande quantidade de fibras solúveis presentes em sua composição, a framboesa ajuda a queimar gorduras e, com isso, melhora os níveis de colesterol no sangue. Também permite que haja a eliminação de toxinas indesejáveis do corpo. E os benefícios da framboesa não param por aí: a fruta também colabora para prevenir o envelhecimento precoce.

“Ela é fonte de antocianinas (substância que dá sua coloração avermelhada), que fazem parte do grupo dos flavonoides. As principais propriedades biológicas atribuídas à antocianinas são: antioxidante e anti-inflamatória”, explica a nutricionista Patrícia Cruz. Conheça outros benefícios da framboesa e aproveite!

Os benefícios da framboesa vão além do sabor nas receitas. Ela protege o organismo e favorece a saúde.

Os benefícios da framboesa vão além do sabor nas receitas. Ela protege o organismo e favorece a saúde. FOTO: Reprodução

Livre de doenças

“Por conta da sua capacidade antioxidante, a framboesa combate a formação excessiva de radicais livres, que tem relação com inúmeras doenças como diabetes, doença autoimune, dislipidemias, neoplasias, entre outras”, esclarece a profissional. E as vantagens de consumir essa fruta vão mais além: a vitamina C existente nela favorece as defesas do organismo, ou seja, torna mais eficaz a resistência do corpo contra possíveis infecções.

Indicação de consumo

A ingestão da fruta in natura não oferece riscos à saúde, desde que sejam feitos a higienização e o armazenamento de forma correta. Porém, conforme afirma a nutricionista, o consumo do extrato da fruta em cápsulas é desaconselhável.

Mesmo não sendo calórica (em 100g da fruta existe, em média, 50 calorias), a quantidade deve ser indicada de acordo com porções de frutas oferecidas ao longo do dia no plano alimentar. “A recomendação da pirâmide alimentar brasileira indica 3 porções ao dia”, finaliza Patrícia.

Consultoria Patrícia Cruz, nutricionista

 

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