Plantas para apartamento: 12 espécies para cultivar em pouco espaço

12 plantas para cultivar em apartamentos com pouco espaço

Elas se adaptam bem em áreas reduzidas e com pouca incidência de luz

plantas para apartamento
Foto: Pexels

Tem vontade de tornar o seu lar mais verde, mas não sabe por onde começar? O Portal Alto Astral, com a consultoria da Construtora Trisul, selecionou algumas opções de plantas para apartamento que são perfeitas para viver em lugares pequenos, fechados e com pouca incidência de luz.

As dicas vão dar cor e vida ao ambiente e mudar o astral do seu lar. Cada espécie traz um tipo de energia, além de serem excelentes purificadores de ar, renovando-o constantemente. Ou seja, é a combinação ideal de decoração com qualidade de vida.

Confira as variadas sugestões de plantas para apartamento

  • Espada de São Jorge

Comprida, pontudo e reta, a compacta Espada de São Jorge é ideal para metragens reduzidas e facilmente adaptável a ambientes com muita ou pouca luz. Vasos pequenos são ótimos para elas, que podem ser cultivadas em cantos ou até em cima de móveis. Além disso, a espécie é conhecida por ser uma ótima purificadora do ar e das energias.

  • Costela-de-adão

Charmosa e elegante, a folha dessa espécie é tão diferente que deixará qualquer cômodo mais bonito e verde. A planta não possui qualquer segredo para cuidá-la. Basta, colocá-la em áreas com meia sombra e regá-la três a quatro vezes por semana. Uma dica: cultive-a em vasos pequenos, com, no máximo, cinco galhos.

costela-de-adão

Foto: Pexels

  • Zamioculca

Com aspecto brilhante e folhas bem verdes, Zamioculca pode ser usada em ambientes internos e externos. É importante não deixá-las expostas à luz do sol, podar suas folhas secas e regar com pouca água. Seus ramos podem ficar soltos e caídos para fora do vaso, ou em pé, quando presos juntos a uma aresta fixa.

  • Rosa de Pedra 

A planta é um tipo de suculenta em formato de flor e exige poucos cuidados. Vai muito bem em lugares com sombra e deve ser regada a cada duas semanas, mais ou menos. Além da facilidade, a Rosa de Pedra é linda e dá um charme extra para qualquer cantinho.

plantas para apartamento Rosa de Pedra

Foto: Pexels

  • Lírio da Paz

A planta com folhas verdes e flores brancas também vai bem dentro de apartamentos e não necessita de muitos cuidados. Entretanto, para que ela se desenvolva melhor, ambientes úmidos são importantes. Por isso, para cultivá-la em seu lar e deixar o seu apartamento mais verde, regue uma vez por semana, mas sempre mantenha a terra úmida.

  • Camedórea-elegante

Uma espécie ideal para se ter em áreas de espaço reduzido, já que apresenta porte médio e não cresce mais do que 2 metros de altura. É recomendado mantê-la longe da luz solar direta, uma vez que suas folhas queimam facilmente. Regue-a um dia sim, um dia não, para deixar a sua terra sempre úmida.

camedóra-elegante

Foto: Pexels

  • Pleomele

Entre as opções de plantas para apartamento, essa é que possui maior flexibilidade e grau de adaptação. Seu segredo está no entroncamento fino e reto, podendo ganhar mais de 25 folhas. É necessário mantê-la distante da incidência de luz solar e regá-la constantemente.

  • Ficus Lyrata

Essa espécie vem ganhando destaque nas decorações por ter uma folha de cor verde viva e um tronco fino, que pode alcançar longas alturas. Diferente das outras sugestões, a Ficus detesta frio e precisa receber luz solar por algumas horas no dia. Por isso, deixe-a perto de janelas e regue-a todo dia.

plantas para apartamento Ficus Lyrata

Foto: Pexels

  • Palmeira Ráfia

Muito utilizada para decorar escritórios, essa planta é perfeita para lugares com pouca luz. Para cultivá-la, é importante manter a terra sempre umedecida e borrifar água em suas folhas, para evitar aquele aspecto queimado, muito comum nessa espécie.

  • Calathea

Embora suas folhas sejam grandes, o porte dessa espécie é bem pequeno. Seus troncos não são largos e nem extensos, podendo facilmente se adaptar a espaços reduzidos, ou naqueles cantos que não recebem tanta luz. Reveze os dias de rega e borrife água em toda a sua superfície.

calathea

Foto: Pexels

  • Pacová

Mais uma espécie ideal para ser cultivada em vasos pequenos. Também conhecida como babosa de pau, a pacová possui folhas de textura lisa e brilhantes. Por isso, chamam bastante atenção e merecem ficar em locais vistosos. Não necessita de luz e pode ser regada poucas vezes por semana.

  • Renda francesa

Embora ela possua semelhanças estruturais com a samambaia, sua folhagem é mais fina e delicada. O que a torna uma das plantas para apartamento mais requisitadas, já que transmite estilo e graciosidade. Precisa ficar em claridade natural e em locais com corrente de ar. Por ser bastante resistente, pode viver até 20 anos.

plantas para apartamento Renda Francesa

Foto: Pexels

Aproveite espaços

Além de conhecer quais são os tipos ideais de plantas para apartamento, uma dica valiosa é saber onde colocá-las. Nos últimos anos, a decoração tem rompido barreiras tradicionais e imposto um novo pensamento: a exploração de ambientes.

Muito além de posicionar cada espécie em um canto, a ideia é investir em pontos ainda não aproveitados. Suspenda-as por hangers de macramê ou outros suportes, disponha-as em prateleiras, sobre livros ou outros objetos. Coloque-as no chão, em sequência ou conjuntos. Também vale colocá-las embaixo de mesas, estantes ou cabeceiras.

Leia também: