Planejamento é essencial para quem quer abrir um negócio

Descubra por que ter um bom planejamento é essencial para quem está querendo abrir um pequeno negócio e prosperar financeiramente

Planejamento é essencial para quem quer abrir um negócio
FOTO: Shutterstock.com

Abrir um negócio necessita de dedicação e investimento, mas, acima de tudo, é preciso ter planejamento. Esse é o objetivo do plano de negócio, uma ferramenta importantíssima que irá definir o sucesso ou o fracasso de um empreendimento novo.

 

Planejamento é essencial para quem quer abrir um negócio

FOTO: Shutterstock.com

Planejamento: a chave para abrir um pequeno negócio

“Abrir uma empresa é um sonho e fazer o plano de negócios é o primeiro passo para transformar o sonho em realidade”, afirma Vitor Torres, diretor executivo de uma empresa de contabilidade online. De acordo com o especialista, o empreendedor precisa fazer uma avaliação sobre quais características pessoais podem ser positivas para o negócio e quais precisará melhorar, só assim ele saberá que tipo de conhecimento e profissionalização deverá buscar.

O planejamento é fundamental e pode garantir até 50% do sucesso de uma empresa. Dessa forma, o plano de negócio apresenta o que é a empresa, quais são os dados do mercado no segmento atuante e o mais importante: onde essa empresa deseja chegar e como irá alcançar esse objetivo.

Entretanto, Vitor avisa que o plano de negócios é apenas um começo desse processo. “O planejamento deve ser atualizado à medida que é posto em prática. Os outros 50% para o sucesso é sobre a execução desse plano”, explica.

Uma das maiores dúvidas dos empreendedores e empreendedoras de primeira viagem é a respeito do que deve conter no planejamento de um negócio. Existem diversos modelos de planos, mas o formato mais utilizado é seguido de sumário, apresentação da empresa, pesquisa de mercado, dados financeiros e plano de marketing e estratégia. “O importante é planejar, seja qual for a ferramenta utilizada, e ter o plano de negócio como um documento vivo e em constante atualização”, explica Vitor.

O Sebrae oferece modelos prontos de construção de planos de negócio que podem auxiliar quem ainda não tem grande conhecimento no assunto. O modelo mais utilizado é o Sebrae Canvas, em um formato padrão que aborda os principais itens necessários em um planejamento empreendedor.

 

LEIA TAMBÉM

 

 

Texto: Redação Alto Astral – Edição: Victor Santos
Consultoria: Vitor Torres, diretor executivo do portal Contabilizei (www.contabilizei.com.br)