Tosa bebê, higiênica e muito mais! Veja 5 opções para os cães

Tosar os cachorros é necessário, mas também é preciso saber qual o melhor tipo de tosa: bebê? De raça? Higiênica? Explicamos cada um deles

Conheça os 5 principais tipos de tosa para cachorros
Conheça os 5 principais tipos de tosa para cachorros - Shutterstock

por Thaís Lopes Aidar
Publicado em 22/03/2022 às 17:00
Atualizado às 17:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quando compramos ou adotamos um cãozinho, logo começam as preocupações com sua saúde e bem-estar: dou comida ou ração? Como ensino o pet a fazer xixi no lugar certo?Qual é a melhor tosa para ele? Calma aí, a gente te ajuda com tudo isso! Afinal, aqui você encontra tu-do sobre como cuidar dos seus pets! <3 

Hoje, vamos falar sobre as tosas: um ato que vai além da estética e é essencial para que o animal se sinta bem e mantenha a higiene em dia. Segundo o especialista em tosa Thiago Calixto, o procedimento é importante pois "contribui para evitar a proliferação de bactérias, fungos e parasitas, como pulgas e carrapatos, ajudando no seu bem-estar". 

Ou seja, marcar a tosa pro seu cachorrinho é essencial e, antes de tudo, certifique-se de que ela será realizada por profissionais capacitados e com bons equipamentos. Feito isso, só falta entender qual é o melhor tipo de tosa para o seu pet: bebê, higiênica, de raça, baixa ou média? Abaixo, Thiago explica cada um deles. Confira: 

Tosa bebê

Esse modelo vai deixar o cachorro com um aspecto de filhote, por isso o nome "bebê". Fofo, né?! Ela é indicada para aqueles pets de porte pequeno e pelagem longa. Se for feita na máquina, o resultado serão pelos mais ralos, com dois ou três dedos de comprimento.

Tosa higiênica

É um dos tipos mais pedidos pelos tutores e consiste em dar aquele "tapa no visual" e uma manutenção na higiene. Barriga, bumbum e a parte inferior das patas são as regiões tosadas nesse modelo, pois costumam ser as áreas que mais causam incômodo ao animal acumulam maior sujeira — podendo, inclusive, causar escorregões e acidentes no caso das patinhas. Ah, se o seu pet tiver muitos pelos próximos aos olhos e focinhos, vale pedir para tosar também! 

Tosa de raça

Aqui, a ideia é preservar as características originais do animal. Ou seja, a pelagem será tosada, mas a estética deve ser mantida. No entanto, o especialista recomenda que as preferências dos "pais" sejam informadas em todos os outros tipos, viu? Avisar sobre essas especificações tornará a técnica mais alinhada as suas expectativas! 

Tosa baixa

Como o próprio nome já diz, a intenção é que os pelos do bichinho fiquem mais baixos e curtinhos. Quando solicitada, essa tosa consegue proporcionar que a pelagem fique com, aproximadamente, 1,5 milímetros. Ótima para os dias quentes, né?!

Tosa média

Segue a mesma linha da tosa baixa, porém deixa os pelos um pouco maiores, medindo até 6,5 milímetros. E está liberada para todos os cachorros! 

E aí, descobriu qual é a melhor tosa para o seu animalzinho? Lembre-se também de avisar possíveis alergias para o tosador! 

Fonte: Thiago Calixto, especialista em tosa e sócio-fundador do aplicativo especializado em banho e tosa, Doggi.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.