Connect with us

O que você está procurando?

Esse papo de benefício está te deixando com dúvidas? As respostas sobre FGTS que você precisa saber para entender tudo e receber essa grana numa boa!
- Fotos: iStock

10 perguntas e respostas sobre FGTS inativo para acabar com todas as suas dúvidas!

Esse papo de benefício está te deixando com dúvidas? As respostas sobre FGTS que você precisa saber para entender tudo e receber essa grana numa boa!

A liberação do benefício começará em março e se você ainda tem dúvidas, listamos 10 perguntas e respostas sobre FGTS inativo para que você entenda passo a passo e como fazer para receber essa grana, caso tenha direito.

Entre as principais dúvidas, estão quem tem esse direito, como sacar, quando sacar e até como investir. Resolva tudo com as orientações do portal Alto Astral!

mulher com dúvidas, em meio à interrogações, carteiras com dinheiro e carteira de trabalho (respostas sobre FGTS)

Tire todas as suas dúvidas sobre FGTS inativo – Fotos: iStock

10 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE FGTS INATIVO

1) Quem tem direito ao FGTS inativo?

Todo trabalhador com a carteira de trabalho assinada no regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) ou contrato formal de trabalho, incluindo temporários, avulsos, safreiros e atletas profissionais, e excluindo os eventuais, autônomos, servidores públicos civis e militares.

Diretores não empregados de empresas públicas e sociedades, contratados direta ou indiretamente pela União, também devem receber o fundo de garantia, bem como trabalhadores rurais contratados a partir de 05/10/1988 e empregadas domésticas a partir de 01/10/2015. Outras respostas sobre FGTS, a seguir.

2) Como consultar o saldo?

O site oficial da Caixa tem sido o meio mais fácil de consulta. No sistema, basta você colocar o número do seu NIS/PASEP/PIS, a data de nascimento e dar um ok. Ali mesmo já aparecerá uma mensagem indicando se você tem algum valor do benefício para receber ou não. Outras formas são pelos aplicativos para celular ou pelo atendimento presencial em qualquer agência da Caixa

3) Existem aplicativos que permitem ver quanto eu tenho?

Existem muitos apps que podem facilitar sua vida! O Aplicativo oficial da Caixa, o FGTS Inativo – Como Sacar, o FGTS e Pis, entre outros. Nós mostramos aqui vários aplicativos que te ajudam com o FGTS.

4) Quando posso sacar o benefício?

calendário saque fgts

10 de março para os nascidos nos meses de janeiro e fevereiro; 10 de abril para quem nasceu em março, abril e maio; 12 de maio para quem faz aniversário em junho, julho e agosto; 16 de junho para quem nasceu em setembro, outubro e novembro; e 14 de julho para quem os nascidos em dezembro – Designer: Isadora de Andrade/Colaboradora

5) Como sacar o FGTS inativo?

Essa é uma das respostas sobre FGTS mais procuradas. Na data indicada para o seu pagamento, vá até uma casa lotérica ou a uma Agência Caixa com o seu Cartão Cidadão e senha. Se você não tem senha do cartão cidadão, é preciso ir até uma agência e cadastrar uma. Pelo caixa eletrônico mesmo você conseguirá realizar o saque se o seu benefício for entre até R$ 3 mil.

Caso tenha para receber um valor acima, só conseguirá sacar na agência bancário no atendimento de caixas. Outra alternativa, válida somente para clientes Caixa, é solicitar à gerência para transferir o benefício automaticamente para a sua conta.

No portal Alto Astral: 7 dicas para conquistar a sua independência financeira

6) Como solicitar o Cartão Cidadão?

Este cartão é o seu registro de trabalhador, por isso, quanto antes providenciá-lo, mais rápido poderá resolver assuntos referente a saques, como o PIS. Você pode solicitá-lo pelo telefone 0800-726-0207 ou em qualquer Agência da Caixa. É preciso que você tenha em mãos o número do NIS/PIS.

Sabendo tudo sobre o assunto, você poderá se programar para receber esse dinheiro sem perder a data e saber qual o melhor destino para essa grana no seu orçamento – Fotos: Divulgação

7) O que fazer se aparecer “Contas inativas inexistentes”?

Neste caso, há duas possibilidades: você não tem nada para receber ou está com problemas cadastrais. A questão é que o sistema não detecta um possível problema, como duplicação do número do PIS, trabalhador cadastrado em um CNPJ e o benefício cadastrado em outro, ou empresas que não deram baixa na Carteira de Trabalho/Não informaram o afastamento.

Essas diferenças ocorrem por diversos motivos, entre eles cadastro na Carteira de Trabalho em locais diferentes num curto espaço de tempo, empresas registradas com mais de um CNPJ ou antigas e fora da legislação válida atualmente, por exemplo.

8) “Trabalho o dia todo, onde posso tirar outras possíveis dúvidas?”

O site oficial da Caixa e o Portal Brasil estão atualizados com as últimas notícias, orientações e respostas sobre FGTS inativo. Mas, além disso, as agências Caixa estarão com plantões nos sábados de 11 de março, 13 de maio, 17 de junho e 15 de julho, das 9h às 15h.

9) “Eu não moro mais no Brasil, como faço para sacar meu FGTS inativo?”

Se você não tem conta na Caixa Econômica Federal, será necessário procurar o consulado brasileiro no país em que está com o Formulário Solicitação de Saque do FGTS preenchido, mas que deverá ser assinado somente na presença do representante consular, e a documentação, tanto original quanto cópia, que comprova o direito à movimentação da conta vinculada.

O trabalhador receberá o valor na conta de um banco no Brasil de sua titularidade, e caso não tenha mais contas no país, alguém de confiança poderá ser indicado.

O recurso será liberado em até 15 dias úteis após a entrega e comprovação dos documentos. No site da Caixa, é possível encontrar a relação de países e consulados para que você consiga se organizar, todos com endereço e telefone.

No portal Alto Astral: 10 ideias para montar seu próprio negócio!

10) Onde investir essa grana?

O dinheiro é seu, logo você poderá gastá-lo como bem desejar. Pagar dívidas atrasadas, iniciar o próprio negócio ou abrir uma franquia, comprar alguma coisa que você queira há muito tempo, reformar ou financiar uma casa, viajar para o exterior são alguns dos desejos mais especulados. Conversamos com um especialista em economia e direitos do consumidor que explicou como investir o dinheiro do FGTS inativo. Leia e entenda qual é mais possível de ser feito dentro do seu orçamento.

LEIA TAMBÉM:

Design: Isadora de Andrade/Colaboradora

Advertisement

Notícias

Site da Receita Federal liberou nesta quinta-feira (23) o download do programa do Imposto de Renda 2017. Tire suas dúvidas sobre a declaração e programe-se!

Notícias

Os desfiles das escolas de samba de SP começam nessa sexta-feira (24) e você não quer perder nada, não é mesmo? Confira a ordem e horário do Carnaval 2017

Notícias

Goleiro Bruno, preso sob acusação de ter matado Eliza Samudio, tem liberdade provisória decretada; relembre outros casos de crimes bárbaros contra mulher

Notícias

A segunda noite de desfiles no Carnaval no Rio de foi marcada pela presença de famosos, mas também por acidentes que deixaram feridos

Notícias

Com a liberação do FGTS inativo, dá pra pensar em realizar sonhos e até acertar as continhas. O especialista financeiro te ajuda a investir bem essa grana!

Estilo de vida

Viviane Araújo conta com exclusividade os detalhes sobre o processo de preparação para o Carnaval e dá dicas de treino, alimentação e estética; confira!

Mundo místico

O salmo 114 é especial para aproximar-se de Deus e demonstrar gratidão. Também é indicado para afastar as ondas negativas. Renove sua fé com este salmo.

Mundo místico

O salmo 113 é especial para fazer pedido a Deus; despertar a criatividade e a religiosidade. Encha-se de graças com as palavras divinas da Bíblia!