Papa Francisco manda uma mensagem de amizade aos cristãos

A amizade enche as nossas vidas de aconchego, e hoje essa palavra é usada de muitas formas fracas. Confira a mensagem de amizade do Papa Francisco!

None
(Foto:

por Redação Alto Astral
Publicado em 17/07/2017 às 07:00
Atualizado às 11:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Amizade é uma parte importante na vida do ser humano. O amigo é aquela pessoa com a qual podemos contar, alguém cujo ombro é o melhor lugar para chorar e é, também, a primeira pessoa que você pensa para contar uma novidade. Amigo pode ser alguém da família, um colega, um filho e/ou o companheiro ou companheira. Desse modo, confira a mensagem de amizade que o Papa Francisco mandou aos jovens cristãos.

O Papa Francisco começa dizendo que hoje as pessoas usam a palavra “amigo” de formas desgastadas. A vida frenética da cidade faz com que entremos em contato com muitas pessoas, e várias vezes as chamamos de amigos, principalmente na internet, quando você adiciona alguém no Facebook como “amigo”, mesmo sem conhece-la.

“Quando é Jesus quem a usa, ela indica uma verdade inoportuna: só há verdadeira amizade quando o encontro me leva a participar na vida do próximo. Com efeito, Jesus diz aos seus discípulos: ‘Já não vos chamo servos; mas chamei-vos amigos, dado que vos dei a conhecer tudo quanto ouvi da parte do meu Pai’. Desta forma, Ele instaura uma relação nova entre o homem e Deus, que supera a lei fundando-se num amor confiante. Ao mesmo tempo, Jesus liberta a amizade do sentimentalismo, comunicando-a a nós como um compromisso de responsabilidade, que envolve a vida: ‘Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a própria vida pelos seus amigos'”, diz o Papa Francisco.

Na imagem, o Papa Francisco está sendo agarrado por muitos fiéis que querem sua atenção, ele sorri achando engraçada a situação. Mensagem de amizade.

Mensagem de amizade do Papa Francisco (Foto: Copyright L’Osservatore Romano)

Então, o pontífice explica, em sua mensagem de amizade, o que é ser um bom amigo: “Faz-nos bem pensar no modo como age um amigo: acompanha-me com discrição e ternura no meu caminho; ouve-me profundamente e sabe ir além das palavras; é misericordioso em relação aos defeitos, é livre de preconceitos; sabe partilhar o meu percurso, levando-me a sentir a alegria de não estar sozinho; não me favorece sempre mas, exatamente porque quer o meu bem, diz-me com sinceridade aquilo que não compartilha; está pronto para me ajudar a levantar, cada vez que eu caio”.

Por fim, o santo padre explica o quão importante é ser amigo de um sacerdote, porque ser amigo de um sacerdote é apoia-lo em sua vocação e acompanhar seu ministério. Segundo o Papa Francisco, essa é a grande dádiva que enriquece a Igreja. Assim, ele pede em sua mensagem de amizade: “Caros irmãos e irmãs, exorto-vos a ser verdadeiros amigos dos seminaristas e dos sacerdotes, manifestando o vosso amor por eles na promoção das vocações, na oração e na colaboração pastoral. E recomendo-vos: sempre em frente! Avante na esperança, com a vossa missão, olhando mais além, abrindo horizontes de par em par, abrindo espaço aos jovens e preparando o futuro. A Igreja e as vocações presbiterais têm necessidade de vós”.

LEIA TAMBÉM

Texto: Camila Ramos

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.