Carteira de motorista no celular: CNH digital começa a valer em fevereiro de 2018

O Conselho Nacional de Trânsito aprovou o uso da carteira de motorista digital, que agora poderá ser acessada por meio de um aplicativo no celular

None
Foto: Reprodução/Infomoney

por Redação Alto Astral
Publicado em 26/07/2017 às 15:00
Atualizado às 14:36

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A partir de fevereiro de 2018, todos os motoristas terão a possibilidade de apresentar a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e), que vai substituir os documentos físicos. Aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nessa terça (25), a ideia é garantir que os motoristas possam ter duas formas de acessar seus documentos, sendo uma delas totalmente pela internet. A carteira eletrônica vai ficar em um arquivo virtual da CNH, e poderá ser acessada a partir de um aplicativo para smartphones. De acordo com o órgão, a ideia é que seja possível ter uma carteira de motorista no celular!

Assim que a medida entrar em vigor, a CNH eletrônica poderá ser apresentada no lugar do documento físico, e para identificá-la, os agentes de trânsito vão usar um leitor de QRCode, que nada mais é que um código de barras que pode ser escaneado. O documento eletrônico terá a mesma validade do impresso, e os interessados em manter uma via física podem ficar tranquilos, já que ele continuará sendo emitido.

CNH vencida

Foto: reprodução

Para conseguir a sua, vai ser necessário se cadastrar no site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), utilizando um certificado digital. O sistema vai garantir o acesso ao documento por meio de uma senha, e caso você tenha seu celular roubado ou furtado, será possível bloquear o aplicativo para garantir sua segurança.

LEIA TAMBÉM 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.