Dia do papa: conheça mais sobre a história do Papa Francisco e seu ensinamentos

No dia 29 de junho é comemorado o Dia do Papa, desse modo, conheça mais sobre a história e os ensinamentos do Papa Francisco, o pontífice da humildade!

Na imagem, o papa francisco está de costa com a mitra segurando uma vela na noite escura. Dia do Papa.
(Foto: Reprodução/Copyright L’Osservatore Romano)

Na próxima quinta-feira será comemorado o Dia do Papa, pois acredita-se que São Pedro (o primeiro sumo pontífice da Igreja Católica) tenha morrido em 29 de junho de 64 d.C, e assim foi instaurado a data para homenagear o líder católico. Pensando nisso, conheça mais sobre a vida e os ensinamentos do pontífice da nossa época, o Papa Francisco. Confira!

Papa Francisco

Jorge Mario Bergoglio nasceu em 1936 em Bueno Aires, na Argentina. Na infância, as atividades de Jorge resumiam-se ao colégio e à Igreja Nossa Senhora da Misericórdia. Em casa, tinha papel fundamental nas tarefas domésticas, já que o parto de seu irmão caçula deixou sua mãe paralítica. Cabia ao mais velho dos filhos os afazeres do dia a dia, inclusive cozinhar. No tempo livre rolava bola com outros meninos, a paixão pelo esporte persiste até hoje.

Em 1958, após uma pneumonia que lhe fez perder parte do pulmão direito e anos de estudos e formações, ele entrou para a Companhia de Jesus da Ordem dos Jesuítas, iniciando sua vocação religiosa. A partir daí, não demorou muito para sua escalada nos cargos de comando tomar velocidade. Em pouco mais de 10 anos ele foi de bispo auxiliar de Buenos Aires para o segundo mais votado no conclave para suceder João Paulo II.

Na imagem, o papa francisco está acenando e sorrindo para a multidão. Dia do Papa.

Dia do papa: saiba mais sobre a história de Jorge Mario Bergoglio (Foto: Reprodução/Copyright L’Osservatore Romano)

Quando foi nomeado Papa Francisco, a Igreja procurava alguém que quebrasse com o conservadorismo católico e atraísse os mais jovens de volta aos ensinamentos de Cristo. Assim, Jorge foi o melhor para o posto, já que desde o começo mostrou simplicidade escolhendo quartos, roupas e carros mais simples, declinando de qualquer luxo e ainda preparando sua própria comida. Suas prioridades no papado são: agregar jovens, minorias e diferenças para a igreja; unir as diversas religiões para um mundo melhor e, como prioridade, ajudar os necessitados.

Ensinamentos

 

LEIA TAMBÉM

Texto: Camila Ramos