Manter a concentração: aprenda a focar em uma atividade por vez

Saiba como manter a concentração para aumentar a produtividade na rotina

Dicas que te ajudarão a organizar a mente para tirar melhor proveito do seu tempo

manter a concentração
Foto: Shutterstock

No mundo atual, somos cada vez mais bombardeados com informações referentes a diversos tipos de assuntos. Para piorar, não são poucos os estímulos virtuais que também vêm de todos os lugares e a todo momento para dificultar a nossa capacidade de manter a concentração e o foco. Pensando nisso, nós separamos algumas dicas que te ajudarão a direcionar sua atenção a um elemento por vez para aumentar sua produtividade.

A importância de manter a concentração

Além de ser uma excelente maneira de terminar tarefas mais rapidamente, manter a concentração também é conseguir focar nosso olhar para dentro de nós mesmos e entender a forma como realizamos as coisas.

Criando essa nova capacidade de atenção sobre si e os padrões que repetimos em determinadas situações, torna-se possível mudar aquilo que atrapalha o progresso em direção aos objetivos que almejamos e seguir firme com os propósitos preestabelecidos.

Dicas para conseguir focar nas atividades do cotidiano com mais facilidade

Estabelecendo prioridades

Ter em mente aquilo que é de fato importante para você ajuda a ter consciência daquelas outras coisas que não são prioridade em determinados momentos. Além disso, colocar-se em primeiro lugar também é algo necessário para clarear a sua rotina do dia a dia. As pessoas em volta por quem mantém carinho são importantes, mas ninguém pode vir antes de você mesmo.

Longe de conexões online

Independente do momento pelo qual esteja passando, seja durante o isolamento ou não, é preciso ter atenção para que as conexões virtuais não substituam aquele contato (tão necessário) com o mundo real. Procure estabelecer um tempo máximo para permanecer nas redes. Tendo este “teto” em mente, fica mais fácil de visualizar e contabilizar as horas que acabamos disponibilizando para isso.

Boa alimentação

Não importa qual seja a sua rotina, se você não manter uma boa alimentação durante o dia, com certeza enfrentará problemas para manter a concentração. De acordo com a neurociência, especificamente focar naquilo que estamos fazendo requer uma significativa quantidade de energia. Por isso, em qualquer que seja a atividade em que precisará reter sua atenção, estar em jejum é muito prejudicial.

Música

A música é um dos principais aliados para quem busca eliminar os ruídos que estão em volta para focar a atenção em uma determinada atividade. Uma dica é optar por aquelas canções que já conhece ou até mesmo buscar pelas playlists específicas de concentração disponibilizadas por aplicativos como o Spotify. Outra sugestão é criar o seu próprio repertório com uma duração entre 50 a 60 minutos – que é o tempo máximo que o cérebro consegue ficar atento a um assunto específico. Depois disso, é uma boa hora para realizar uma pausa.

Organização

Normalmente, quando estamos desorganizados “por dentro”, isto é, com pensamentos confusos, é natural que as nossas coisas materiais também fiquem bagunçadas. Tal situação contribui para que o cérebro siga essa mesma lógica e fique incapaz de atingir o máximo de sua produtividade.

Metas possíveis

Tenha para si aquilo que é importante para você e se mantenha firme nisso. No entanto, é preciso estar atento para não ficar tão “cego” com esse objetivo a ponto de criar meios impossíveis para atingi-lo. O ideal é aceitar que as coisas acontecem no seu tempo e estabelecer prazos que correspondem ao tempo que possui disponível em sua rotina para isso.

Exercício físico

Muitas pessoas não sabem e acreditam que o exercício físico fará a sensação de cansaço aumentar ainda mais. Porém, muito pelo contrário, treinar o corpo aumenta as capacidades cognitivas e a disposição – contribuindo até mesmo para uma melhor qualidade do sono, que é essencial para manter a concentração em seu grau máximo.

Não é necessário passar horas na academia para fazer a atividade física valer. Tire meia hora de cada dia para isso e já será o suficiente. Caso não seja possível manter uma rotina diária, procure realizar pelo menos três vezes na semana. O importante é se mexer e manter o corpo saudável para aproveitar o melhor que ele pode oferecer.

Leia também: